A identidade organizacional dos Centros Federais de Educação Tecnológica frente às mudanças recentes no cenário educacional

DSpace Repository

A- A A+

A identidade organizacional dos Centros Federais de Educação Tecnológica frente às mudanças recentes no cenário educacional

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Reinert, Jose Nilson en
dc.contributor.author Arêas, Carlos Artur de Carvalho en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:11:16Z
dc.date.available 2013-07-16T01:11:16Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 211105 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102527
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração en
dc.description.abstract Os Centros Federais de Educação Tecnológica, instituições de educação profissional, vêm enfrentando recentemente novas oportunidades e impasses em decorrência da legislação vigente, aliada às transformações no mundo do trabalho, principalmente pela progressiva abrangência de novos níveis e modalidades de ensino (em especial o nível superior). Este estudo trata da identidade organizacional da rede de CEFET's, ou da proximidade entre as identidades de cada unidade, e suas relações com a cultura e imagem, particularmente relevantes em períodos de mudança. A relevância deste trabalho está no auxílio à tentativa dos CEFET's de integrar as soluções locais à irradiação de modelos nacionais. O objetivo do estudo é caracterizar a identidade organizacional dos CEFET's, e secundariamente, verificar como estas escolas e seus dirigentes absorveram as atribuições legais, e determinam seus espaços no cenário educacional. A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, predominantemente qualitativa, utilizando análise de conteúdo. As dimensões abordadas foram: estrutura; oferta de vagas por nível de ensino; informações ligadas à identidade organizacional, constantes nos sites dos CEFET's e na percepção de seus dirigentes. A descrição da identidade organizacional a partir do que é central, distintivo e duradouro, a disposição conjunta em atender às atribuições legais, demandas sociais e de setores econômicos, e a possibilidade de criação de um modelo de avaliação institucional, estreitamente ligado à dinâmica do processo de construção da identidade, apresentam-se como conclusões. en
dc.format.extent 212 f.| grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Ensino tecnico en
dc.subject.classification Educação tecnológica en
dc.title A identidade organizacional dos Centros Federais de Educação Tecnológica frente às mudanças recentes no cenário educacional en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
211105.pdf 1.840Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar