A identidade organizacional dos Centros Federais de Educação Tecnológica frente às mudanças recentes no cenário educacional
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Reinert, Jose Nilson |
en |
dc.contributor.author |
Arêas, Carlos Artur de Carvalho |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:11:16Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:11:16Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
211105 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102527 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração |
en |
dc.description.abstract |
Os Centros Federais de Educação Tecnológica, instituições de educação profissional, vêm enfrentando recentemente novas oportunidades e impasses em decorrência da legislação vigente, aliada às transformações no mundo do trabalho, principalmente pela progressiva abrangência de novos níveis e modalidades de ensino (em especial o nível superior). Este estudo trata da identidade organizacional da rede de CEFET's, ou da proximidade entre as identidades de cada unidade, e suas relações com a cultura e imagem, particularmente relevantes em períodos de mudança. A relevância deste trabalho está no auxílio à tentativa dos CEFET's de integrar as soluções locais à irradiação de modelos nacionais. O objetivo do estudo é caracterizar a identidade organizacional dos CEFET's, e secundariamente, verificar como estas escolas e seus dirigentes absorveram as atribuições legais, e determinam seus espaços no cenário educacional. A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, predominantemente qualitativa, utilizando análise de conteúdo. As dimensões abordadas foram: estrutura; oferta de vagas por nível de ensino; informações ligadas à identidade organizacional, constantes nos sites dos CEFET's e na percepção de seus dirigentes. A descrição da identidade organizacional a partir do que é central, distintivo e duradouro, a disposição conjunta em atender às atribuições legais, demandas sociais e de setores econômicos, e a possibilidade de criação de um modelo de avaliação institucional, estreitamente ligado à dinâmica do processo de construção da identidade, apresentam-se como conclusões. |
en |
dc.format.extent |
212 f.| grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Administração |
en |
dc.subject.classification |
Ensino tecnico |
en |
dc.subject.classification |
Educação tecnológica |
en |
dc.title |
A identidade organizacional dos Centros Federais de Educação Tecnológica frente às mudanças recentes no cenário educacional |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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