Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática

DSpace Repository

A- A A+

Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Lapolli, Edis Mafra en
dc.contributor.author Brettas, Luiz Alberto en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:09:52Z
dc.date.available 2013-07-16T01:09:52Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 211360 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção en
dc.description.abstract O presente trabalho trata da pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática no Nível Básico. A partir de um levantamento feito pelo autor, constatou-se a existência de uma grande demanda por orientações de como se proceder para levar estudantes desse Nível de Ensino a aprenderem matemática e a pouca oferta de referências que indicam procedimentos aos professores dos Níveis Fundamental e Médio de Ensino para atuarem nesse sentido. Assim, foram produzidos materiais e elaboradas estratégias didáticas com a finalidade de suprir a demanda existente. Os modelos de aulas que foram produzidos orientaram-se pela perspectiva da construção do conhecimento pelo próprio aluno através de sua participação em atividades recreativas ou de investigação. Essas estratégias foram experimentadas em escolas desde as primeiras séries do Nível Fundamental até as séries do Nível Médio de Ensino. Antes das experiências, foram feitas investigações, através de entrevistas com alunos e seus professores, com o intuito de verificar as condições do trabalho desses professores com esses estudantes. Também depois das experiências, foram feitas entrevistas com esses mesmos alunos e professores para ver que efeitos essas experiências tiveram. As observações das experiências realizadas e as entrevistas feitas mostraram que os modelos propostos são eficazes para a aprendizagem de matemática dos alunos envolvidos com elas. Foi evidenciado, também, que essas experiências levaram os professores desses alunos a refletirem mais sobre suas práticas educativas e a perceberem novas alternativas para suas aulas de matemática. en
dc.format.extent 130 f.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Matematica en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Tecnologia educacional en
dc.subject.classification Material didatico en
dc.subject.classification Pesquisa en
dc.title Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
211360.pdf 2.563Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar