Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
en |
dc.contributor.author |
Brettas, Luiz Alberto |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:09:52Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:09:52Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
211360 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
en |
dc.description.abstract |
O presente trabalho trata da pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática no Nível Básico. A partir de um levantamento feito pelo autor, constatou-se a existência de uma grande demanda por orientações de como se proceder para levar estudantes desse Nível de Ensino a aprenderem matemática e a pouca oferta de referências que indicam procedimentos aos professores dos Níveis Fundamental e Médio de Ensino para atuarem nesse sentido. Assim, foram produzidos materiais e elaboradas estratégias didáticas com a finalidade de suprir a demanda existente. Os modelos de aulas que foram produzidos orientaram-se pela perspectiva da construção do conhecimento pelo próprio aluno através de sua participação em atividades recreativas ou de investigação. Essas estratégias foram experimentadas em escolas desde as primeiras séries do Nível Fundamental até as séries do Nível Médio de Ensino. Antes das experiências, foram feitas investigações, através de entrevistas com alunos e seus professores, com o intuito de verificar as condições do trabalho desses professores com esses estudantes. Também depois das experiências, foram feitas entrevistas com esses mesmos alunos e professores para ver que efeitos essas experiências tiveram. As observações das experiências realizadas e as entrevistas feitas mostraram que os modelos propostos são eficazes para a aprendizagem de matemática dos alunos envolvidos com elas. Foi evidenciado, também, que essas experiências levaram os professores desses alunos a refletirem mais sobre suas práticas educativas e a perceberem novas alternativas para suas aulas de matemática. |
en |
dc.format.extent |
130 f.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Matematica |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
en |
dc.subject.classification |
Material didatico |
en |
dc.subject.classification |
Pesquisa |
en |
dc.title |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar