Um modelo de avaliação multidimensional de IES sob a ótica de sistemas adaptativos complexos: estudo de caso de uma instituição de ensino superior

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo de avaliação multidimensional de IES sob a ótica de sistemas adaptativos complexos: estudo de caso de uma instituição de ensino superior

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira en
dc.contributor.author Pagnozzi, Leila en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:07:18Z
dc.date.available 2013-07-16T01:07:18Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 213150 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102500
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract O objetivo desta tese é propor um novo olhar à ferramenta de auto-avaliação utilizada nas Instituições de Ensino Superior (IES), a partir dos pressupostos da teoria da complexidade. Para tanto, partiu-se de um estudo interpretativo da gênese das estruturas de ensino enquanto sistema complexo posicionando a avaliação institucional como ferramenta para intervenção neste sistema. Embora considerasse todas as dimensões que compõem um programa de avaliação institucional, a pesquisa manteve seu foco na dimensão acadêmica, apresentando um novo modelo de avaliação multidimensional do desempenho docente que permitisse uma visão menos linear e mais totalizadora de sua performance profissional. Por se tratar de uma mudança de paradigma, a metodologia adotada foi a pesquisa-ação e o processo se iniciou com a sensibilização da comunidade acadêmica para a revisão do programa de avaliação vigente, contando-se, posteriormente, com a participação de todos os membros envolvidos na elaboração da nova proposta. Obteve-se como resultado um modelo de avaliação elaborado com base nos critérios de sucesso da IES permitindo uma nova concepção do desempenho docente que ultrapassa a visão unilateral da pesquisa de satisfação discente e passa a considerar aspectos importantes na composição da carreira de um professor numa instituição de ensino superior. en
dc.format.extent 249 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Universidades e faculdades en
dc.subject.classification Avaliação institucional en
dc.title Um modelo de avaliação multidimensional de IES sob a ótica de sistemas adaptativos complexos: estudo de caso de uma instituição de ensino superior en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch en


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar