A concepção de língua portuguesa do professor de língua portuguesa: uma análise das metáforas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A concepção de língua portuguesa do professor de língua portuguesa: uma análise das metáforas

Mostrar registro completo

Título: A concepção de língua portuguesa do professor de língua portuguesa: uma análise das metáforas
Autor: Soares, Fabiana
Resumo: Este estudo objetivou conhecer, por meio de metáforas, as concepções de língua portuguesa do professor de língua portuguesa. Para isso, descreveremos dentro do quadro da Semântica, as metáforas conceituais que revelam a compreensão dos professores sobre a língua portuguesa, sua aprendizagem e seu ensino. As metáforas foram utilizadas como ferramentas cognitivas que influenciam nossos modos de pensar, entender e interagir com o outro e com nosso ambiente. No desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas espontâneas, com dezenove professores, da rede municipal, estadual, particular e de ensino superior, nos municípios de Pinhal da Serra, Esmeralda e Vacaria, situados no interior do estado do Rio Grande do Sul. Estas entrevistas foram transcritas na íntegra, com a intenção de investigar algumas das metáforas mais freqüentes utilizadas pelos professores durante sua prática de ensino. As principais metáforas a emergir foram A COMUNICAÇÃO ORAL NA LÍNGUA PORTUGUESA É UM SER QUE DÁ MEDO, uma vez que o professor tem conhecimento do medo que o aluno tem de se expressar verbalmente; além de A LÍNGUA PORTUGUESA É UM CORPO MORAL. Esta última metáfora, encontrada também na dissertação de Lunardi (2000), implica em possuir uma base corpórea, ligada ao bem-estar físico e moral do corpo, buscando uma língua pura e homogênea - falar gírias ou estruturas em que a concordância não esteja explicitada são formas de degradá-la, corrompê-la. A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA É UMA VIAGEM QUE INCLUI A GRAMÁTICA também apareceu em diferentes falas, pois para alguns professores a gramática é um dos pontos centrais a ser visitado por ele (professor) durante o ensino da disciplina.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102488
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar