A importância do comitê da bacia do Rio Piquiri: e o enfoque para a educação ambiental, matas ciliares e reserva legal

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A importância do comitê da bacia do Rio Piquiri: e o enfoque para a educação ambiental, matas ciliares e reserva legal

Mostrar registro completo

Título: A importância do comitê da bacia do Rio Piquiri: e o enfoque para a educação ambiental, matas ciliares e reserva legal
Autor: Soares, Antonio Martim Gonçalves
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetivou analisar a influência dos programas de educação Ambiental desenvolvidos, buscou-se perceber a sensibilização ambiental da comunidade dos segmentos gestores/usuários e proprietários rurais, em relação às questões ambientais encontradas nos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri. A pesquisa teve como enfoque principal a Educação Ambiental dos usuários/gestores e proprietários rurais, buscando identificar o grau de conhecimento da legislação ambiental, preservação dos recursos hídricos, conservação e recuperação da reserva legal, mata ciliar e uso correto de agrotóxicos. Este trabalho além de ser desenvolvido através de um estudo de caso, classificando-se entre as pesquisas exploratórias e descritivas, através de questionários, realizados no segundo semestre de 2004 e primeiro semestre de 2005, tendo como foco atores proprietários rurais de imóveis situados na bacia e representantes de instituições ou secretários de Meio ambiente dos municípios alvos da pesquisa, como também usuários de diversos pontos da bacia. Para a realização da pesquisa de campo foram utilizados dois modelos de questionários, distribuídos 40 (quarenta), dos quais foram devolvidos 30 (trinta) de cada grupo. Com o estabelecimento do Fórum Permanente da Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri, é possível construir uma proposta de Educação Ambiental alcançando a sensibilização, conscientização e capacitação comunitária para tratar as questões ambientais, despertando, assim, o interesse da população para os principais problemas que os afetam e o comprometimento das pessoas para a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102482
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar