Sistemas de informações e aprendizagem: considerações acerca do desenvolvimento do profissional em organizações de saúde

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Sistemas de informações e aprendizagem: considerações acerca do desenvolvimento do profissional em organizações de saúde

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Erdmann, Rolf Hermann en
dc.contributor.author Santos, Flavia Luzia dos en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:01:03Z
dc.date.available 2013-07-16T01:01:03Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 211097 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102460
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. en
dc.description.abstract Hodiernamente, pode-se constatar uma supervalorização do conhecimento em âmbito organizacional. Este fato incorre na adoção de sistemas de informações como mecanismo mediador do processo de construção do conhecimento nas organizações, de modo que passam a ser vislumbrados como elemento fomentador de aprendizagem. A presente pesquisa aborda como se consolida tal pressuposição no Serviço de Processamento de Roupas do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina, considerando fatores inerentes ao processo de aprendizagem bem como a lógica organizacional vigente. Valendo-se de uma ótica interpretativista, compreendeu-se que a aprendizagem decorrente do uso de sistemas de informações no setor é caracterizada pelas premissas da abordagem condutivista, ou seja, consolida-se no setor de modo fragmentado visando meramente a consecução dos objetivos organizacionais. Constata-se que neste contexto, o servidor não assume o papel de "senhor dos processos de trabalho desenvolvidos", sendo destituídos da compreensão do funcionamento da instituição em que atuam, bem como da relevância de sua prática profissional. Tal situação interfere na execução do trabalho, o que culmina na adoção de posturas consideradas anti-éticas em contexto profissional, tal como o uso indiscriminado de antibióticos e a desconsideração de medidas preventivas de incidência de infecção hospitalar. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional en
dc.subject.classification Sistemas de informação en
dc.title Sistemas de informações e aprendizagem: considerações acerca do desenvolvimento do profissional em organizações de saúde en
dc.type Dissertação (Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Erdmann, Alacoque Lorenzini en


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