O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem

DSpace Repository

A- A A+

O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Prado, Marta Lenise do en
dc.contributor.author Nascimento, Suzana Rodrigues do en
dc.date.accessioned 2013-07-16T00:50:46Z
dc.date.available 2013-07-16T00:50:46Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 222094 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102395
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. en
dc.description.abstract Vários autores têm-se dedicado ao estudo da educação e à formulação de conceitos que possam traduzi-la. Há os que se refiram à educação como uma forma específica de comunicação, valorizada no diálogo entre indivíduos, escola e mundo. Educar como um processo vivo de partilha e co-responsabilização entre professores e alunos, chamados por Habermas de sujeitos comunicantes. Essa capacidade de falar e agir, denominada agir comunicativo, ultrapassa o simples uso da fala como forma de transmitir informações desprovidas de significados, para interagir com os sujeitos que buscam entendimento, ou relação intersubjetiva. Meu objetivo neste estudo é compreender de que modo a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas permeia as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em cursos de graduação em Enfermagem. Para isso, optei pela pesquisa qualitativa e pela observação nãoparticipante, da qual participaram docentes de duas escolas superiores de Enfermagem de Curitiba, no período de nov./dez de 2002 a março de 2003. A hermenêutica foi utilizada na compreensão e análise das observações. O estudo foi norteado na teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas e, em autores como Assman, Libâneo, Germano, Araújo, entre outros. Os resultados, convidam à refletir sobre a construção do conhecimento não somente na enfermagem, mas em toda área de saúde, para a partir destes, buscar novas alternativas educacionais. Afinal, tecnologias educacionais não podem ser consideradas apenas recursos e equipamentos, mas precisam ser visualizadas em parceria às didáticas e aos métodos de ensino adotados para a construção do conhecimento, que pode ser favorecida pela relação intersubjetiva docente aluno, como propõe o agir comunicativo. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Enfermagem en
dc.subject.classification Enfermagem en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Tecnologia educacional en
dc.title O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Carraro, Telma Elisa en


Files in this item

Files Size Format View
222094.pdf 710.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar