Sistema de opoio à decisão espacial aplicado ao serviço de atendimento móvel de urgência em vias de trânsito
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Valente, Amir Mattar |
en |
dc.contributor.author |
Destri Junior, Jorge |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T00:40:56Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T00:40:56Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
221828 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102336 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
en |
dc.description.abstract |
A vida é o bem mais precioso de um indivíduo. Atualmente, diversos fatores contribuem para colocá-la em risco, dentre eles os traumas causados por acidentes de trânsito. Quando isto ocorre, uma situação de emergência está configurada e somente a pronta intervenção, feita por pessoas altamente treinadas, poderá obter sucesso na reversão do quadro que se apresenta. O presente trabalho analisa o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) realizado em vias públicas, com o objetivo de modelar um sistema de apoio à decisão espacial (SADE), que utilize tecnologias da informação como rastreamento de veículos dentre outras, para atuar na gestão operacional e estratégica do referido serviço. Para alcançar esse objetivo, promoveu-se uma ampla pesquisa bibliográfica, além de entrevistas e análise de casos implantados. A partir da base teórica e usando ferramentas de modelagem de sistemas, foi proposto um SADE que contempla as principais informações e funções necessárias à operação do SAMU, além de prover mecanismos que permitem a análise de sua performance, auditoria dos procedimentos e a rastreabilidade das informações produzidas. Do modelo proposto, implementou-se um protótipo computacional e, utilizando dados referentes a uma área geográfica limitada, foram realizados testes que demonstraram a viabilidade do sistema. Essa forma de abordagem, que difere substancialmente dos enfoques tradicionais, centrados ora no ato médico, ora nos aspectos estruturais, provou que a aplicação de conceitos oriundos da área de sistemas de informações e da logística tem muito a oferecer ao SAMU. |
en |
dc.format.extent |
185 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Emergencias medicas |
en |
dc.subject.classification |
Sistemas de informação geográfica |
en |
dc.subject.classification |
Sistemas de suporte de decisao |
en |
dc.title |
Sistema de opoio à decisão espacial aplicado ao serviço de atendimento móvel de urgência em vias de trânsito |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
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