Avaliação do desempenho mecânico de misturas asfálticas densas utilizando materiais do Estado do Pará com o emprego de pó calcário

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Avaliação do desempenho mecânico de misturas asfálticas densas utilizando materiais do Estado do Pará com o emprego de pó calcário

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.author Barra, Breno Salgado en
dc.date.accessioned 2013-07-16T00:40:40Z
dc.date.available 2013-07-16T00:40:40Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 214404 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102334
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. en
dc.description.abstract O trabalho tem como foco principal avaliar o desempenho mecânico de misturas asfálticas densas, utilizando materiais empregados correntemente nas obras de pavimentação do Estado do Pará (mais especificamente oriundos da Região Nordeste deste Estado). Analisam-se comparativamente as misturas asfálticas produzidas através da formulação de curvas granulométricas e dos parâmetros utilizados no Brasil, como as faixas granulométricas do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), mais especificamente a Faixa C. Os aspectos técnicos tangentes à avaliação das misturas asfáticas selecionadas para teste a partir dos procedimentos de dosagem do ensaio Marshall abrangem: análise da morfologia dos grãos (granulometria por emissão de laser de baixo ângulo, microscopia eletrônica de varredura e captação de imagens de alta resolução); resistência (perda de massa por impacto - Cântabro e ruptura por tração indireta - compressão diametral); rigidez (módulo de resiliência); desempenho mecânico (deformação permanente) e aderência pneu-pavimento (altura da mancha de areia e drenabilidade). O estudo sobre a inserção do pó calcário regional como material fino (fíler) nas misturas asfálticas complementa o foco desta pesquisa, com o intuito de verificar o grau de atividade deste material nas situações de rigidificação dos cimentos asfálticos de petróleo - CAP (ponto de amolecimento anel e bola, e penetração) e de adesividade na interface CAP/agregado (comparações entre os resultados dos ensaios de adesividade do DNIT e Lottman Modificado, homologado pela American Association of State and Highway Transportation Officials - AASHTO). en
dc.format.extent xv, 177 f.| il., tabs., grafs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia civil en
dc.subject.classification Asfalto en
dc.subject.classification Misturas en
dc.subject.classification Propriedades mecanicas en
dc.title Avaliação do desempenho mecânico de misturas asfálticas densas utilizando materiais do Estado do Pará com o emprego de pó calcário en
dc.type Dissertação (Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Momm, Leto en


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