Marketing político: fatores de influência na eleição de deputado estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002

DSpace Repository

A- A A+

Marketing político: fatores de influência na eleição de deputado estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Maya, Paulo Cesar da Cunha en
dc.contributor.author Neves, Elpídio Ribeiro en
dc.date.accessioned 2013-07-16T00:33:51Z
dc.date.available 2013-07-16T00:33:51Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 222077 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102292
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. en
dc.description.abstract A presente dissertação buscou respostas ao seguinte problema de pesquisa: Que fatores exerceram mais influência para eleger um Deputado Estadual em Santa Catarina, na eleição de 2002? Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e quantitativa, com ênfase quantitativa, que culmina com uma pesquisa de campo junto ao Deputado Estadual, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis/SC, no outono de 2005. O método científico, que prevaleceu na produção do conhecimento, foi o dedutivo. Para tal, foram fixados os seguintes objetivos: Objetivo Geral: Identificar os fatores que exerceram mais influência na eleição dos Deputados Estadual em Santa Catarina, durante a campanha de 2002, sob a ótica desses parlamentares. Objetivos específicos: Investigar fatores salientes que possam ter exercido influência na eleição para Deputados Estadual; Pesquisar impressões gerais dos Deputados eleitos a respeito da campanha; Identificar em qual mandato se encontra o Deputado Estadual; Avaliar o grau de influência dos fatores definidos em "(a )", na campanha eleitoral; Selecionar conteúdos extraídos por intermédio da livre manifestação dos Deputados eleitos acerca da campanha eleitoral. A revisão da literatura indica poucas referências de Marketing Político no Brasil. Da produção científica de autores residentes em Santa Catarina, pode-se citar: Maya et al (1984); Maya (1990); Mezzaroba (1998); Maya et al (1999); Bridi e Altmann (2000); Natali (2003); Ferreira Júnior (2003) e Tavares (2004). Dentre as conclusões merece registrar o seguinte quanto ao objetivo "d". As descobertas revelaram que: trabalho junto ao eleitorado; ser uma pessoa bastante conhecida; ter sido eleito e empossado em mandato anterior; planejamento e controle da campanha; capacidade de se comunicar com as pessoas e carisma, tiveram a maior importância segundo os entrevistados. Já, ser parente ou afim de outro candidato e / ou político; utilização lícita da máquina administrativa; religião e fazer parte de um sindicato, associação e clube, tiveram pouca importância na avaliação dos entrevistados. Constatou-se que: comício; ter sido Vice-Prefeito; recursos financeiros e quantidade de projeto de lei aprovado, exerceram nem muita, nem pouca influência. Estudaram-se fatores que influenciaram na eleição de Deputado Estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002. O estudo oferece sugestões para futuras pesquisas. en
dc.format.extent 237 f.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Administração en
dc.subject.classification Marketing politico en
dc.subject.classification Campanha eleitoral en
dc.subject.classification Santa Catarina en
dc.subject.classification Eleições en
dc.subject.classification Santa Catarina en
dc.subject.classification Deputados estaduais en
dc.subject.classification Santa Catarina en
dc.title Marketing político: fatores de influência na eleição de deputado estadual em Santa Catarina durante a campanha eleitoral de 2002 en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
222077.pdf 5.724Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar