Um modelo de núcleo virtual de aprendizagem sobre percepção visual aplicado às imagens de video: análise e criação
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
en |
dc.contributor.author |
Maio, Ana Zeferina Ferreira |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T00:29:42Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T00:29:42Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
213625 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102269 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
en |
dc.description.abstract |
Na presente tese propõe-se um modelo de um núcleo sobre percepção visual aplicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design (AVA-AD), da UFSC. Objetiva-se constituir um modelo que compreenda as visões mais práticas e empíricas da percepção visual, num estudo vinculado à linguagem do vídeo. A originalidade e relevância desta pesquisa residem na sua abordagem interdisciplinar, ao estudar o fenômeno da percepção visual associado à análise e criação de imagens videográficas estéticas e artísticas, através de um ambiente virtual de aprendizagem. Reúnem-se, assim, processos de inovação pedagógica e tecnológica no ensino sobre percepção visual. O referencial teórico apresenta uma síntese das teorias da percepção, em suas raízes filosóficas e psicológicas, além de aspectos fisiológicos, culturais, representacionais e estéticos da percepção visual. Busca-se analisar conceitos de imagem e representação, bem como algumas concepções de imagem técnica e videográfica. Aborda-se ainda a inovação tecnológica e a educação diante das novas mídias, sob o referencial teórico da Análise Sociotécnica. Discorre-se sobre os pressupostos teóricos que apóiam a aprendizagem sobre a percepção visual no AVA-AD. Fundamenta-se na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP), e no potencial das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). Apresenta-se a metodologia proposta na concepção e desenvolvimento do modelo do núcleo de percepção visual, através da construção de um mapa cognitivo causal individual. Finaliza-se o estudo descrevendo e analisando os resultados do curso de "Percepção visual e linguagem de vídeo", que validou este modelo, no qual, um grupo de estudantes de graduação em design, da UFSC solucionaram problemas de percepção visual - análise e criação de imagens videográficas - através do AVA-AD. |
en |
dc.format.extent |
223 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
en |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
en |
dc.subject.classification |
Percepção visual |
en |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
en |
dc.title |
Um modelo de núcleo virtual de aprendizagem sobre percepção visual aplicado às imagens de video: análise e criação |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar