Um modelo de núcleo virtual de aprendizagem sobre percepção visual aplicado às imagens de video: análise e criação

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo de núcleo virtual de aprendizagem sobre percepção visual aplicado às imagens de video: análise e criação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis en
dc.contributor.author Maio, Ana Zeferina Ferreira en
dc.date.accessioned 2013-07-16T00:29:42Z
dc.date.available 2013-07-16T00:29:42Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 213625 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102269
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção en
dc.description.abstract Na presente tese propõe-se um modelo de um núcleo sobre percepção visual aplicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design (AVA-AD), da UFSC. Objetiva-se constituir um modelo que compreenda as visões mais práticas e empíricas da percepção visual, num estudo vinculado à linguagem do vídeo. A originalidade e relevância desta pesquisa residem na sua abordagem interdisciplinar, ao estudar o fenômeno da percepção visual associado à análise e criação de imagens videográficas estéticas e artísticas, através de um ambiente virtual de aprendizagem. Reúnem-se, assim, processos de inovação pedagógica e tecnológica no ensino sobre percepção visual. O referencial teórico apresenta uma síntese das teorias da percepção, em suas raízes filosóficas e psicológicas, além de aspectos fisiológicos, culturais, representacionais e estéticos da percepção visual. Busca-se analisar conceitos de imagem e representação, bem como algumas concepções de imagem técnica e videográfica. Aborda-se ainda a inovação tecnológica e a educação diante das novas mídias, sob o referencial teórico da Análise Sociotécnica. Discorre-se sobre os pressupostos teóricos que apóiam a aprendizagem sobre a percepção visual no AVA-AD. Fundamenta-se na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP), e no potencial das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). Apresenta-se a metodologia proposta na concepção e desenvolvimento do modelo do núcleo de percepção visual, através da construção de um mapa cognitivo causal individual. Finaliza-se o estudo descrevendo e analisando os resultados do curso de "Percepção visual e linguagem de vídeo", que validou este modelo, no qual, um grupo de estudantes de graduação em design, da UFSC solucionaram problemas de percepção visual - análise e criação de imagens videográficas - através do AVA-AD. en
dc.format.extent 223 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Ambiente virtual en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.subject.classification Percepção visual en
dc.subject.classification Tecnologia da informação en
dc.title Um modelo de núcleo virtual de aprendizagem sobre percepção visual aplicado às imagens de video: análise e criação en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
213625.pdf 4.501Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar