Estudo da interferência eletromagnética gerada por redes PLC (power line communication) no interior de edificações

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estudo da interferência eletromagnética gerada por redes PLC (power line communication) no interior de edificações

Mostrar registro completo

Título: Estudo da interferência eletromagnética gerada por redes PLC (power line communication) no interior de edificações
Autor: Trompowsky, José Felipe Manoel Von
Resumo: Os níveis de Interferência Eletromagnética (EMI) gerada por uma rede PLC, devido ao número limitado de testes já efetuados, ainda são pouco conhecidos no Brasil. Basicamente, o tema pode ser dividido em duas partes: A interferência provocada pela rede PLC em outros sistemas que compartilham o mesmo ambiente operacional e aquela provocada por outros sistemas licenciados causando distúrbios na operação de um sistema PLC. O primeiro caso se relaciona diretamente ao nível dos sinais interferentes que o organismo de regulação determinará como limite para operação dos sistemas PLC e o segundo caso se refere à redução do espectro disponível para a PLC causado pela interferência gerada por outros sistemas, implicando em taxas de transmissão muito baixas, e inviabilizando assim sua implantação. Considerando o provável público-alvo dessa aplicação, a implantação da PLC se viabilizará em locais de grande concentração urbana onde já existem outros sistemas operando na mesma faixa de frequência. Portanto, o prévio conhecimento do comportamento de uma rede PLC se revela de extrema importância para o sucesso da tecnologia. Diante disto, o objetivo principal deste trabalho é fornecer subsídios técnicos que comprovem a aplicabilidade da PLC em áreas internas a edificações, também conhecida como aplicações indoor da tecnologia Power Line Communication.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102252
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
225398.pdf 1.800Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar