Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Kern, Vinicius Medina |
en |
dc.contributor.author |
Nunes, Luiz Eduardo Perfeito |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T00:23:21Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T00:23:21Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
224882 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102231 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
en |
dc.description.abstract |
Esta dissertação apresenta uma proposta de adaptação do método de revisão pelos pares (peer review) usada na avaliação de artigos científicos. O método está sustentado/orientado pela teoria da aprendizagem construtivista, apoiando-se na teoria do aprender fazendo, em que é necessária a participação do aluno em todas as fases da construção/desenvolvimento de um projeto computacional. Este ambiente necessita que os alunos pesquisem alem dos assuntos ministrados em sala, o seu problema/projeto em questão e o dos colegas. O processo inicia com trabalhos individuais e finaliza em trabalhos de grupo, exigindo dos alunos que argumentem, critiquem, participem, se comprometam, aceitem sugestões/criticas e convivam com divergências de opinião. O aluno convive em sala de aula num ambiente semelhante ao de trabalho profissional, onde as soluções não dependem só dele, mas sua participação poderá influenciar toda a equipe e as equipes parceiras. A metodologia foi desenvolvida para alunos da disciplina de Análise e Projeto de Sistemas de um curso de graduação, que desenvolvem como principal tarefa avaliativa um projeto computacional, portanto necessitado documentá-lo. Ela é dividida em 13 fases, 12 delas necessitam da participação direta dos alunos. A proposta possibilita que os alunos entrem em contato com a teoria e a prática, situação que utiliza os trabalhos executados pelos alunos como exemplos práticos, exigindo uma participação direta no acompanhamento e na aprovação dos projetos dos colegas, neste processo, os alunos constróem seus projetos, acompanham e avaliam os projetos dos colegas e executam o projeto desses colegas. Este novo ambiente vincula a teoria com a prática, permitindo ao aluno validar os conceitos apresentados, reinterpretá-los, refletir sobre os resultados, teorizar e generalizar, auxiliando-o na busca por resposta. |
en |
dc.format.extent |
xiii, 123 f.| il., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Projeto de sistemas |
en |
dc.subject.classification |
Analise de sistemas |
en |
dc.title |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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