dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Martins Rodriguez, Alejandro |
en |
dc.contributor.author |
Modro, Nilson Ribeiro |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T00:14:48Z |
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dc.date.available |
2013-07-16T00:14:48Z |
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dc.date.issued |
2005 |
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dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
212588 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102182 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
en |
dc.description.abstract |
Com aproximadamente 200 milhões de consumidores em todo o mundo, a indústria da droga ilícita movimenta entre dois e cinco por cento do produto interno bruto mundial. Cenário que representa uma ameaça para governos e sociedades, tanto no aspecto político-econômico como em termos de saúde pública e de segurança. Tal situação culminou, no início dos anos 90, na criação de centros nacionais especializados em conhecimento e em atenção integral à problemática das drogas - os Observatórios nacionais sobre drogas. Tais entidades são responsáveis por coletar informações objetivas e confiáveis, realizar análises, determinar e disseminar o diagnóstico do país em relação ao fenômeno drogas. Desse modo, os Observatórios visam a subsidiar a tomada de decisão e auxiliar na criação das políticas, planos e estratégias de combate e prevenção às drogas. Entretanto, os Observatórios existentes não consideram, entre várias funcionalidades e processos, a inclusão social e a criação de redes de relacionamentos para atuar como frentes de combate à redução da demanda e da oferta de drogas. Esta tese propõe o desenvolvimento de uma visão sistêmica da modelagem, implementação e operacionalização de Observatórios sobre drogas com base na Gestão do Conhecimento e no Governo Eletrônico. Tal visão permitirá não somente a coleta, análise e tratamento de informações para determinar o diagnóstico da situação das drogas e sua disseminação, mas também a inclusão social e a criação de redes de relacionamentos com o objetivo de auxiliar na redução da demanda e da oferta de drogas. Entre os diferenciais do modelo proposto destacam-se: inclusão social da população; suporte a WebMapping para permitir avaliar a situação das drogas em diferentes camadas/níveis de informação; mecanismos para realização da Avaliação Multilateral das políticas, planos e estratégias de combate às drogas; criação e utilização de repositórios de conhecimento; e ambientes de administração e gerenciamento de conhecimento. A visão da modelagem desta tese é aplicada e validada no Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), atuante na pesquisa desde o ano de 2002. |
en |
dc.format.extent |
127 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
en |
dc.subject.classification |
Sistemas de suporte de decisao |
en |
dc.subject.classification |
Politicas publicas |
en |
dc.subject.classification |
Drogas - |
en |
dc.subject.classification |
Abuso |
en |
dc.subject.classification |
Tratamento |
en |
dc.subject.classification |
Drogas |
en |
dc.subject.classification |
Prevenção |
en |
dc.subject.classification |
Governo eletrônico |
en |
dc.title |
Gestão do conhecimento & governo eletrônico: uma visão sistêmica para os observatórios sobre drogas |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |