Um modelo computacional de apoio ao desenvolvimento do pensamento crítico

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um modelo computacional de apoio ao desenvolvimento do pensamento crítico

Mostrar registro completo

Título: Um modelo computacional de apoio ao desenvolvimento do pensamento crítico
Autor: Martins, Scheila Wesley
Resumo: Este trabalho apresenta a analise e o desenvolvimento de um modelo computacional para um ambiente educacional construído para auxiliar a desenvolver o pensamento critico. A intencao e disponibilizar uma ferramenta computacional mediadora, cujo uso estimule alunos e professores a se identificarem com uma nova dinamica do processo ensino-aprendizagem, na qual eles estejam envolvidos e comprometidos com um processo de aquisicao do conhecimento que se desenvolva atraves do dialogo, da reflexao e da troca intelectual. O modelo computacional desenvolvido deu origem ao WebPensa, uma proposta de ferramenta mediadora da Tecnologia Computacional Educativa, e constitui apenas um dos resultados possiveis baseados nesse modelo, o qual foi inspirado na metodologia de aprendizado definida por Matthew Lipman e nas premissas da Teoria da Atividade.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102168
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar