O Programa Nacional de Informática na Educação em Santa Catarina: uma análise sociotécnica das capacitações (2002-2004)

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O Programa Nacional de Informática na Educação em Santa Catarina: uma análise sociotécnica das capacitações (2002-2004)

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Título: O Programa Nacional de Informática na Educação em Santa Catarina: uma análise sociotécnica das capacitações (2002-2004)
Autor: Salazar, Renato
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo, que visa introduzir e disseminar o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC), através da utilização de computadores na rede pública de ensino brasileira. O foco centrou-se nas capacitações realizadas em Santa Catarina, no período 2002-2004, através, principalmente, de um olhar participante em algumas destas. Este interesse decorre das mudanças de ordem política, social, econômica e cultural advindas do alto grau de desenvolvimento alcançado por essas tecnologias nas últimas três décadas. Dentre uma série de implicações neste processo, destaca-se a mudança na própria concepção de trabalho, que passou a demandar uma reorganização do sistema educacional. A hipótese que orientou a nossa pesquisa foi a de que, através de políticas públicas, como o ProInfo, as tecnologias estão sendo constantemente reinventadas numa história que não acaba, e mais, que é trasladada, retraduzida, negociada, a partir de conflitos e convergências de interesses. Neste caso, o período de transição política, como o estudado, pode estabelecer, ou não, uma descontinuidade nos processos de estruturação da rede criada para implantar o Programa. Na medida em que o mesmo supõe uma ação educacional de caráter inovador, ele está ainda mais sujeito aos avanços e recuos das instituições públicas. No intuito de subsidiar os nossos questionamentos utilizamo-nos como proposta teórico-metodológica a abordagem 'Ator-Rede', tal como desenvolvida por Bruno Latour. Acreditamos que o alto grau de complexidade que se estabelece nas redes-de-atores envolvidas em ações amplas, inovadoras e presentes em todas as esferas da sociedade contemporânea, acabam por gerar uma necessidade de se investigar permanentemente os seus processos de implementação. O que pudemos depreender de tantas mudanças políticas observadas durante o nosso trabalho é que em tais condições se torna difícil conduzir uma política pública conseqüente, que obedeça a um planejamento criterioso e permita alcançar as metas estabelecidas. The objective of this work is to examine the National Program of Informatics in Education - ProInfo, which aims to introduce and disseminate the use of New Information and Communication Technologies (NICT), through the use of computers in the brazilian public teaching system. The focus was centered on capacitation procedures that took place in Santa Catarina during the period 2002-2004, mainly through a process of participatory observation. This interest derives from the political, social, cultural and economic changes resulting from the high degree of development that was brought about by these technologies during the last three decades. Within a series of implications in this process, it is to be stressed the change in its intrinsic characteristics, such as the need of reorganizing the educational system. The hypothesis that oriented our research was that, carrying out public policies such as ProInfo, the technologies are constantly being reinvented in a endless process through transfer, retranslation and negotiation resulting from conflicts and convergence of interests. During a period of political transition, as was the case of our study, it might happen, or not, a discontinuity in the processes of establishing a network designed to implement the Program. In so far as it includes an educational action of innovative characteristics, it is still more subject to the ups and downs related to public institutions. To support our inquiries we used the theoretic and methodical 'Actor-Network' approach as proposed by Bruno Latour. We believe that the high degree of complexity that is established in the network-of-actors implicated in broad and innovative actions encompassing all levels of contemporary society will lead to the necessity of a permanent investigation and follow-up of its processes of implementation. What we could infer from so many political changes observed during our work is that in such conditions it is difficult to carry on a meaningful public policy, in accordance with adequate planning that may achieve established goals.
Descrição: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102094
Data: 2005


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