Um modelo de avaliação de cursos superiores de tecnologia baseado na ferramenta benchmarking

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo de avaliação de cursos superiores de tecnologia baseado na ferramenta benchmarking

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni en
dc.contributor.author Gariba Júnior, Maurício en
dc.date.accessioned 2013-07-15T23:57:21Z
dc.date.available 2013-07-15T23:57:21Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221785 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102070
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract A expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil é uma realidade indiscutível. Naturalmente essa situação de expansão tornará o ambiente cada vez mais competitivo, requerendo das Instituições de Ensino Superior, a busca pela melhoria da qualidade desses cursos. Este trabalho, com o objetivo de contribuir neste aspecto, propõe a aplicação de um modelo de avaliação de cursos de graduação tecnológica, utilizando para isso uma ferramenta moderna e eficiente de gestão organizacional, o benchmarking. Nesse sentido, esta tese, proporciona uma fundamentação teórica voltada à apresentação de conceitos fundamentais, envolvidos nesse processo, quais sejam: conhecimento, competências, avaliação e benchmarking. A aplicação dessa teoria apresenta-se por intermédio de uma pesquisa de campo participativa. O modelo foi aplicado em cinco Cursos Superiores de Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET/SC), na sua Unidade de Ensino de Florianópolis, onde coordenadores, docentes e discentes determinaram as pontuações das questões propostas. Como conclusões do estudo, foram definidas as avaliações dos cinco Cursos de forma a obter-se uma classificação de pontuações, estabelecendo um posicionamento de cada curso e, ao mesmo tempo, apontando suas potencialidades e fragilidades. en
dc.format.extent xxi, 283 f.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Educação tecnológica en
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) en
dc.subject.classification Modelos en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.subject.classification Benchmarking en
dc.subject.classification (Administracao) en
dc.title Um modelo de avaliação de cursos superiores de tecnologia baseado na ferramenta benchmarking en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
221785.pdf 2.806Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar