dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
en |
dc.contributor.author |
Almeida, Amélia Leite de |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-15T23:57:04Z |
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dc.date.available |
2013-07-15T23:57:04Z |
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dc.date.issued |
2005 |
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dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
211801 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102068 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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dc.description.abstract |
Nesta tese analisa-se o uso da Informática como recurso pedagógico no processo de interação e de desenvolvimento cognitivo de crianças com autismo. Foram realizados cinco estudos de caso, focalizando a Informática como suporte sociocognitivo para essas pessoas, a partir de um referencial teórico construtivista, construcionista, contextualizado e significativo, que pudesse apontar para um fazer pedagógico inclusivo, numa perspectiva inter e transdisciplinar. Adotou-se um enfoque qualitativo, compondo um caleidoscópio de informações e de impressões, fazendo com que diferentes métodos e a comunicação socioafetiva com os atores convergissem, produzindo uma relevante troca de experiências, propondo uma metodologia que privilegia as interações e o desenvolvimento cognitivo no processo de comunicação entre autista-mundo exterior, a partir do mundo digital virtual. Como sujeitos da pesquisa, pôde-se contar com crianças autistas com idades de quatro a 15 anos de idade, da Escola de Educação Especial "Maria Júlia Ribeiro" (Dourados/MS), do Centro de Educação Especial "Brisa" (Itaporã/MS) e da Escola Erasmo Braga (Dourados/MS). Os dados foram coletados entre familiares, portadores da síndrome, gestores, professores e equipe técnica, por meio de entrevistas abertas, questionários e observação participante. Como recursos para coleta de dados, utilizaram-se: gravador, máquina fotográfica e um caderno de campo (Diário de Bordo). As condutas dos alunos diante das aulas de Informática educativa foram analisadas à luz das categorias conceituais eleitas para observar as interações dos alunos em meio informático. Os resultados alcançados mostraram que o uso da Informática educativa mediada pelo professor traz benefícios visíveis no desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional e coordenação viso-motora dos educandos. |
en |
dc.format.extent |
xviii, 245 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Autismo em criancas |
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dc.subject.classification |
Cognição nas crianças |
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dc.subject.classification |
Interação social em crianças |
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dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
en |
dc.title |
Interação de crianças autistas com o mundo digital: uma travessia de emoção e prazer |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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