Interação de crianças autistas com o mundo digital: uma travessia de emoção e prazer

DSpace Repository

A- A A+

Interação de crianças autistas com o mundo digital: uma travessia de emoção e prazer

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira en
dc.contributor.author Almeida, Amélia Leite de en
dc.date.accessioned 2013-07-15T23:57:04Z
dc.date.available 2013-07-15T23:57:04Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 211801 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102068
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção en
dc.description.abstract Nesta tese analisa-se o uso da Informática como recurso pedagógico no processo de interação e de desenvolvimento cognitivo de crianças com autismo. Foram realizados cinco estudos de caso, focalizando a Informática como suporte sociocognitivo para essas pessoas, a partir de um referencial teórico construtivista, construcionista, contextualizado e significativo, que pudesse apontar para um fazer pedagógico inclusivo, numa perspectiva inter e transdisciplinar. Adotou-se um enfoque qualitativo, compondo um caleidoscópio de informações e de impressões, fazendo com que diferentes métodos e a comunicação socioafetiva com os atores convergissem, produzindo uma relevante troca de experiências, propondo uma metodologia que privilegia as interações e o desenvolvimento cognitivo no processo de comunicação entre autista-mundo exterior, a partir do mundo digital virtual. Como sujeitos da pesquisa, pôde-se contar com crianças autistas com idades de quatro a 15 anos de idade, da Escola de Educação Especial "Maria Júlia Ribeiro" (Dourados/MS), do Centro de Educação Especial "Brisa" (Itaporã/MS) e da Escola Erasmo Braga (Dourados/MS). Os dados foram coletados entre familiares, portadores da síndrome, gestores, professores e equipe técnica, por meio de entrevistas abertas, questionários e observação participante. Como recursos para coleta de dados, utilizaram-se: gravador, máquina fotográfica e um caderno de campo (Diário de Bordo). As condutas dos alunos diante das aulas de Informática educativa foram analisadas à luz das categorias conceituais eleitas para observar as interações dos alunos em meio informático. Os resultados alcançados mostraram que o uso da Informática educativa mediada pelo professor traz benefícios visíveis no desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional e coordenação viso-motora dos educandos. en
dc.format.extent xviii, 245 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Autismo em criancas en
dc.subject.classification Cognição nas crianças en
dc.subject.classification Interação social em crianças en
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador en
dc.title Interação de crianças autistas com o mundo digital: uma travessia de emoção e prazer en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
211801.pdf 2.022Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar