Contribuições da usabilidade em processos de desenvolvimento de sistemas aplicados à qualidade em ambientes virtuais de aprendizagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Contribuições da usabilidade em processos de desenvolvimento de sistemas aplicados à qualidade em ambientes virtuais de aprendizagem

Mostrar registro completo

Título: Contribuições da usabilidade em processos de desenvolvimento de sistemas aplicados à qualidade em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor: Amaral, Daniella Esteves
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar a necessidade da aplicação do estudo de usabilidade na concepção de sistemas de informação, por meio de hipóteses formuladas para avaliações em um software para ambientes virtuais de aprendizagem, sustentadas pelos testes com usuários durante todo o processo de desenvolvimento, desde a fase de planejamento até a implementação do sistema. Esta pesquisa é fundamentada em autores, normas, recomendações e uso de técnicas que visam alcançar um bom nível de usabilidade em sistemas de aprendizagem on-line. Durante a pesquisa, será analisado um estudo de caso com a intenção de verificar as hipóteses levantadas e validar os testes aplicados no sistema, buscando apresentar mudanças significativas que possam aperfeiçoar a relação dos aprendizes com os sistemas de aprendizagem on-line, oferecendo melhores condições de interação, integração e colaboração na hora de estudar pelo computador.The present work aims to verify through some formulated hypotheses about software evaluations the necessity of the applicability in systems of information with a focus on the Virtual Environment usability. Sustaining the users utilization during all the development process, from the conception until the implementation. This work has as mainly focus the Virtual Environments of Learning, where the desired objective is the learning supported by the computer tools, what stimulates the necessity of efficient and effectives interactions that bring up the student a complete satisfaction as well as motivation about the tasks realization. This research was based on in authors, norms, recommendations and applicability of techniques that aim the systems usability. It will be analyzed a case, during this research process, to analysis and verification of those hypotheses and tests validation, presenting significative changes that could improve and optimize the relation of the students with the learning systems, giving a better interaction, collaboration and consequently providing its better quality and productivity.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2005.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102016
Data: 2013-07-15


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
275534.pdf 1.213Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar