Comportamentos de mães de meio rural em relação a cuidados com seus filhos como características da organização familiar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Comportamentos de mães de meio rural em relação a cuidados com seus filhos como características da organização familiar

Mostrar registro completo

Título: Comportamentos de mães de meio rural em relação a cuidados com seus filhos como características da organização familiar
Autor: Wilhelm, Fernanda Ax
Resumo: Estudos sobre comportamentos de mães em relação a cuidados com seus filhos são importantes para o entendimento de como se configuram as relações familiares, em especial a relação entre mães e filhos. Considerando que diferentes contextos acarretam configurações familiares distintas, quais são as características dos comportamentos de mães inseridas em meio rural? Ao longo da história é perceptível que, de maneira geral, tem cabido a mulher, na dinâmica familiar, zelar pelo bem estar dos filhos e do marido. É ela que detém a responsabilidade e o saber sobre o cuidado. O estudo teve como objetivo caracterizar os comportamentos de mães rurais em relação a seus filhos. Foram entrevistadas 8 mães com idades entre 21 e 44 anos, residentes em meio rural, com filhos de 0 a 6 anos de idade. Os dados coletados possibilitaram examinar as características sobre alguns comportamentos de mães rurais em relação aos filhos no que diz respeito a: o que elas consideram ser cuidar, obrigações das mães e dos filhos, tipos de restrições feitas e o que as mães consideram ser suas atribuições e dos pais. Como resultados constatou-se que todas as mães consideram o cuidar relacionado diretamente ao atendimento de necessidades básicas, como cuidados com a higiene e a alimentação, considerando esses cuidados como sua atribuição. A maioria das mães indicam tipos de restrições em relação a alguns comportamentos de seus filhos, principalmente no que diz respeito ao comportamento de brincar, como restrições ao local onde brincam e com o que brincam. Todas as mães relatam que os filhos auxiliam nos afazeres domésticos e do meio rural, desde tenra idade. Os filhos permanecem ao longo do dia na companhia das mães, e as necessidades de cuidados com os filhos são inseridas nas atividades de rotina de cada família. O estudo possibilitou a caracterização de alguns comportamentos de mães em contexto rural e descobrir que seus comportamentos são influenciados pelas peculiaridades do meio rural e pela história de vida de cada mãe.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101976
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
221509.pdf 1022.Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar