Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

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Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

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Título: Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Autor: Hawerroth, Jolmar Luis
Resumo: A avaliação assume a partir da década de 90 um papel de destaque no contexto das Instituições de Ensino Superior, tanto por proporcionar mais informações para gestão e qualificação dos serviços educacionais prestados à sociedade brasileira, quanto para embasamento das políticas governamentais que regem a sua expansão. Assim, o presente trabalho tem por objetivo geral apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, a partir das estratégias acadêmicas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Num segundo momento, a pesquisa faz uma análise da evolução histórica do ensino superior no Brasil, com o objetivo de evidenciar o ambiente competitivo que bem caracteriza o mercado da educação neste nível de ensino. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para uma eficaz administração do corpo docente nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais.Assim sendo, a pesquisa evidencia os principais modelos de avaliação no contexto da educação superior, a importância da avaliação de desempenho e das estratégias para consecução dos objetivos e alcance dos resultados planejados pela organização, com vistas à proposição de um modelo de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas em Instituições de Ensino Superior. A pesquisa em pauta é do tipo exploratória, descritiva e avaliativa. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas do tipo não-estruturadas, análise documental, observação e questionários. O tratamento dos dados se dá de forma qualitativa e quantitativa.O modelo de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas é validado no Curso de Administração e Ênfases da Faculdade Estácio de Sá de SC, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela Instituição, isto dentro dos parâmetros de gestão estabelecidos pelos administradores acadêmicos. Assim sendo, evidencia tanto os pontos vulneráveis que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos, quanto àqueles que estão no caminho certo e precisam tão somente ser mantidos e aperfeiçoados. Portanto, o modelo proposto configura-se como uma nova e importante ferramenta de gestão para instituições de ensino superior, pois permite ao administrador maximizar a eficácia das organizações neste nível de ensino.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101879
Data: 2005


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