Um modelo computacional da teoria da atividade para definição de ambientes de aprendizagem baseados em framework orientado a objetos

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo computacional da teoria da atividade para definição de ambientes de aprendizagem baseados em framework orientado a objetos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Komosinski, Leandro Jose en
dc.contributor.author Ferreira, Paula Renata dos Santos en
dc.date.accessioned 2013-07-15T23:14:37Z
dc.date.available 2013-07-15T23:14:37Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221479 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101800
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação en
dc.description.abstract As tecnologias educacionais sofreram evoluções desde o inicio do uso do computador no âmbito educacional. Atualmente tais ambientes são focados na aprendizagem colaborativa e ressaltam o uso do computador como mediador no processo de aprendizagem, o que vem ao encontro com a proposta da teoria utilizada nesta dissertação, a Teoria da Atividade. Entretanto, para que estes softwares tenham um papel significativo dentro deste processo, é necessário o entendimento entre os profissionais envolvidos no desenvolvimento de um software educacional, que normalmente são de áreas distintas, a saber: computacional e pedagógica. Além desse entendimento, um outro fator abordado nesta dissertação o foi o fato da Teoria da Atividade não possuir uma especificação para a área educacional, o que acaba dificultando sua projeção para técnicas computacionais. Assim, foi proposto e desenvolvido um modelo computacional baseado na Teoria da Atividade. Tal modelo serve como elo entre a teoria e a técnica computacional utilizada. A partir dessa junção foi projetado um framework orientado a objetos para o desenvolvimento de ambiente de aprendizagem colaborativa. en
dc.format.extent xi, 77 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Informatica en
dc.subject.classification Ciência da computação en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Framework (Programa de computador) en
dc.subject.classification Programação orientada a objetos (Computação) en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.subject.classification Softwares educacionais en
dc.title Um modelo computacional da teoria da atividade para definição de ambientes de aprendizagem baseados em framework orientado a objetos en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
221479.pdf 1.227Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar