Um modelo computacional da teoria da atividade para definição de ambientes de aprendizagem baseados em framework orientado a objetos
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Komosinski, Leandro Jose |
en |
dc.contributor.author |
Ferreira, Paula Renata dos Santos |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-15T23:14:37Z |
|
dc.date.available |
2013-07-15T23:14:37Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
221479 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101800 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
en |
dc.description.abstract |
As tecnologias educacionais sofreram evoluções desde o inicio do uso do computador no âmbito educacional. Atualmente tais ambientes são focados na aprendizagem colaborativa e ressaltam o uso do computador como mediador no processo de aprendizagem, o que vem ao encontro com a proposta da teoria utilizada nesta dissertação, a Teoria da Atividade. Entretanto, para que estes softwares tenham um papel significativo dentro deste processo, é necessário o entendimento entre os profissionais envolvidos no desenvolvimento de um software educacional, que normalmente são de áreas distintas, a saber: computacional e pedagógica. Além desse entendimento, um outro fator abordado nesta dissertação o foi o fato da Teoria da Atividade não possuir uma especificação para a área educacional, o que acaba dificultando sua projeção para técnicas computacionais. Assim, foi proposto e desenvolvido um modelo computacional baseado na Teoria da Atividade. Tal modelo serve como elo entre a teoria e a técnica computacional utilizada. A partir dessa junção foi projetado um framework orientado a objetos para o desenvolvimento de ambiente de aprendizagem colaborativa. |
en |
dc.format.extent |
xi, 77 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Informatica |
en |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.subject.classification |
Framework (Programa de computador) |
en |
dc.subject.classification |
Programação orientada a objetos (Computação) |
en |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
en |
dc.subject.classification |
Softwares educacionais |
en |
dc.title |
Um modelo computacional da teoria da atividade para definição de ambientes de aprendizagem baseados em framework orientado a objetos |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar