Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa

DSpace Repository

A- A A+

Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Buchsbaum, Arthur Ronald de Vallauris en
dc.contributor.author Malange, Fernando Cezar Vieira en
dc.date.accessioned 2013-07-15T23:10:25Z
dc.date.available 2013-07-15T23:10:25Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 211745 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101771
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. en
dc.description.abstract Este trabalho realiza o desenvolvimento de um curso básico de Lógica, utilizando tecnologias desenvolvidas para a Internet em atividades educacionais a distância. Oportunizando na abordagem sócio-cultural, a produção do conhecimento básico de lógica, com a utilização de um sistema computacional através de um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa. É apresentada através de ferramentas apropriadas para o ensino a distância, uma iniciação ao lado mais básico da Lógica Geral, sobre os conceitos primordiais da Lógica Clássica e de algumas das Lógicas Não Clássicas como motivação para estudos posteriores, já que tais lógicas têm encontrado aplicações em várias áreas do saber, principalmente em aplicações tecnológicas da inteligência artificial, na filosofia, na robótica, na engenharia elétrica e nos fundamentos da matemática. Atualmente, vários sistemas computacionais se propõem a dar suporte ao processo educativo utilizando a Internet como mídia de interação entre os pares do processo educativo. Tais sistemas, conhecidos como AVAC (Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colaborativa), proporcionam interação, mas por si só, não garantem interatividade total entre os atores do processo educativo. Com base na fundamentação teórica e na análise de diversos AVACs, optou-se pela utilização do Claroline que conta com um grupo de recursos e tecnologias capazes de obter bons níveis de interatividade e aprendizagem, além da possibilidade da inserção de outras ferramentas educacionais, constituindo assim, um ambiente plenamente eficiente no suporte de atividades educacionais da lógica baseadas na cooperação. O projeto pedagógico, uma das etapas mais trabalhadas no desenvolvimento do curso, leva em conta os principais pressupostos pedagógicos da aprendizagem cooperativa, construtivista e da Educação a Distância. Com a utilização de ferramentas específicas de lógica, o curso desenvolvido constitui-se em um ambiente virtual de aprendizagem capaz de suportar atividades educacionais baseadas na cooperação. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Informatica en
dc.subject.classification Ciência da computação en
dc.subject.classification Ensino a distancia en
dc.subject.classification Logica en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Ambiente virtual en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.title Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
211745.pdf 907.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar