Ser supervisor: percepções de supervisores em psicologia analítica
Show full item record
Title:
|
Ser supervisor: percepções de supervisores em psicologia analítica |
Author:
|
Tonietto, Lucy Terezinha
|
Abstract:
|
A Psicologia Analítica adota um programa de formação para seus analistas que contempla três dimensões: conhecimentos ou o saber; habilidades ou o saber fazer; e atitudes, com a conotação do ser. Os conhecimentos são ministrados sob a forma de seminários; as habilidades são ampliadas através da análise de pacientes supervisionadas por analistas experientes; e as atitudes desenvolvidas através do autoconhecimento, na forma da análise pessoal didática. No entanto, os supervisores - apesar de fazerem parte essencial no processo de formação dos analistas - não dispõem de quaisquer recursos oficialmente elaborados para sua própria formação como supervisores. Esta pesquisa se propôs a investigar se haveria ou não necessidade de tal formação. O resultado obtido foi que a formação do supervisor ocorre paralelamente à formação do analista. A interação do supervisor com o supervisionando, assim como no caso do analista com o paciente, inclui a relação da consciência e do inconsciente. Por isso, o essencial é o trabalho com o inconsciente, portanto não há necessidade de um programa formal para formação de supervisores, porém se faz necessário um espaço para discutir temas relacionados ao exercício da função. Essa discussão poderia ocorrer entre supervisores, principalmente aqueles vinculados a Instituições. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101766
|
Date:
|
2005 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar