Educação continuada corporativa: aprendizagem e desenvolvimento humano no setor metal-mecânico

DSpace Repository

A- A A+

Educação continuada corporativa: aprendizagem e desenvolvimento humano no setor metal-mecânico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Menegasso, Maria Ester en
dc.contributor.author Teixeira, Enise Barth en
dc.date.accessioned 2013-07-15T23:06:02Z
dc.date.available 2013-07-15T23:06:02Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 212765 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101745
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract O conhecimento, a educação e a capacidade de aprendizagem se tornam características vitais para as pessoas, para as organizações e para a sociedade, face ao contexto atual cada vez mais dinâmico, interdependente e imprevisível, marcado por contínuas transformações. O aprender sobre como aprender é necessário para que a sociedade garanta a sustentabilidade do desenvolvimento, para que as organizações assegurem seu sucesso e continuidade e para que as pessoas possam promover sua empregabilidade. O principal propósito desta tese é analisar como as políticas e ações organizacionais de educação continuada tornam possível a aprendizagem organizacional e o desenvolvimento humano, na visão de dirigentes e trabalhadores de uma indústria do setor metal-mecânico situada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A base teórica que deu suporte à tese abordou a relação triádica - ser humano, educação e trabalho, o contexto das organizações contemporâneas, a gestão de pessoas, sobretudo no que concerne à educação continuada e o processo de aprendizagem como fruto de interações sociais que se estabelecem no ambiente de trabalho, de modo particular em organizações empresariais. Para realizar a presente investigação adotou-se o método qualitativo, desenvolvido em um estudo de caso simples do tipo exploratório/descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas com gerentes, supervisores e trabalhadores sem cargos de gerência que realizam atividades fins ou meios na indústria de máquinas e equipamentos agrícolas, além do diretor de RH e do supervisor de treinamento e desenvolvimento da empresa, do vice-presidente do sindicato dos trabalhadores metalúrgicos, de instrutores do Senai, da direção da Escola Técnica e da direção de uma escola de idiomas, e fontes documentais. Para a interpretação dos dados foi adotada a análise de conteúdo, buscando compreender a questão em estudo à luz do quadro teórico de referência e a partir da valorização da fala dos atores entrevistados. Os resultados da pesquisa evidenciam a explícita política de educação corporativa levada a efeito pela empresa e a conseqüente identificação dos atores sociais com a idéia do aprendizado contínuo. O estudo desperta a necessidade de se reconhecer explicitamente a educação continuada como um importante fator facilitador da aprendizagem organizacional, além de contribuir para uma efetiva promoção da condição humana nos limites das organizações formais. en
dc.format.extent 1 v.,| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Educação permanente en
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional en
dc.title Educação continuada corporativa: aprendizagem e desenvolvimento humano no setor metal-mecânico en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
212765.pdf 2.283Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar