Os 4P's do design: uma proposta metodológica não linear de projeto

DSpace Repository

A- A A+

Os 4P's do design: uma proposta metodológica não linear de projeto

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis en
dc.contributor.author Gomez, Luiz Salomão Ribas en
dc.date.accessioned 2013-07-15T23:01:35Z
dc.date.available 2013-07-15T23:01:35Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 210714 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101716
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract A tese apresenta uma Metodologia de Projeto em Design, de estrutura não linear proposta para o ensino e mercado profissional. A grande maioria das metodologias de projeto hoje utilizadas na academia tem características similares de linearidade com foco no problema. A metodologia apresentada na tese não invalida a importância da resolução de problemas durante a execução de um projeto, porém, a máxima: "defina primeiro o problema" é questionada e sugere que o processo metodológico deve seguir o pensamento de seu executor (designer). É discutida a linearidade do pensamento humano e apresentada uma metodologia não linear baseada em 4 etapas do processo de design, que podem ser gerenciadas de acordo com o pensamento de um grupo colaborativo de profissionais ou acadêmicos. Algumas metodologias tradicionais são apresentadas para fundamentar a tese de que o pensamento humano não é linear e imprescinde de estrutura fechada para obter resultados organizados e de acordo com as expectativas do mercado. Como o mercado de design está cada dia mais se profissionalizando, e essa profissionalização passa pela Academia, a metodologia é apresentada de forma didática e com objetivo no ensino superior de design. Porém, o ensino está mudando e a Universidade tem buscado novas alternativas para ampliar seus horizontes. A Educação à Distância através da rede mundial de computadores (Internet) está cada vez mais presente no cotidiano de educadores e estudantes dos mais diferentes níveis. O Design não pode ficar alheio a esse processo evolutivo. Essa pesquisa então, através de avaliação e uso de ferramentas já disponíveis na rede e da gestão integrada do design baseada na metodologia "4 P's do Design", procura sugerir, com apoio de um grupo de teste real, um Ambiente Virtual de Aprendizagem baseado em trabalho colaborativo através da Internet. en
dc.format.extent 141 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Design en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Metodologia en
dc.subject.classification Ambiente virtual en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.title Os 4P's do design: uma proposta metodológica não linear de projeto en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
210714.pdf 16.47Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar