Sistema especialista protótipo de suporte à avaliação de competências: estudo de caso para a educação profissional

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Sistema especialista protótipo de suporte à avaliação de competências: estudo de caso para a educação profissional

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Título: Sistema especialista protótipo de suporte à avaliação de competências: estudo de caso para a educação profissional
Autor: Sá, Silvana Rosa Lisboa de
Resumo: As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas podem ser atribuídas à revolução tecnológica que abrange todas as áreas de conhecimento e influencia fortemente a capacitação profissional e as relações sociais. As atuais tecnologias caracterizadas pelos computadores e as novas mídias, alteraram significativamente os processos de produção de bens materiais, os processos de difusão das idéias e, consequentemente, o modo de viver coletivo. Para muitos a educação é uma das áreas que mais sente o impacto dessas mudanças, reconhecendo a necessidade de objetivos que correspondam à transição de uma sociedade onde a informação é uma das suas principais características. Sendo assim, os sistemas educacionais passaram por reformas e impuseram quebra de paradigmas. Hoje para lecionar não basta transmitir conteúdos, tem-se que mediar a construção de competências. A educação profissional oferecida pela rede federal de ensino sofreu muitas alterações, entre as mais significativas podem ser identificadas a redução brusca da duração dos cursos e a quebra da estrutura disciplinar para a formação da estrutura modular. Neste contexto, a avaliação do processo educativo passou a necessitar de ferramentas que auxiliem na seleção e interpretação de informações necessárias para a tomada de decisão tanto pelos professores em relação à construção de competências, quanto pela Instituição para atuar no melhoramento contínuo e geração de memória corporativa. Como o conhecimento manipulado na avaliação em educação é de natureza heurística, apresenta-se nesta dissertação um sistema especialista protótipo de suporte à avaliação de competências, em um estudo de caso na educação profissional com a participação de um especialista em metrologia, consultado para externalizar o processo de tomada de decisão em relação aos conceitos atribuídos aos alunos. Para construção desta ferramenta, orientada pela metodologia do modelo incremental de desenvolvimento de Sistemas Especialistas, foram considerados os aspectos relacionados à reforma da educação, bem como os ciclos de aquisição, representação, implementação do conhecimento e seu teste. Como resultante deste estudo tem-se um protótipo de Sistema Especialista avaliador de competências técnicas na área de metrologia para docentes de ensino profissionalizante.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101698
Data: 2005


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