Serviço de referência e informação para portais de conhecimento de grupos de pesquisa: proposta de um modelo conceitual

DSpace Repository

A- A A+

Serviço de referência e informação para portais de conhecimento de grupos de pesquisa: proposta de um modelo conceitual

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de en
dc.contributor.author Agrasso Neto, Manoel en
dc.date.accessioned 2013-07-15T22:58:21Z
dc.date.available 2013-07-15T22:58:21Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 224533 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101690
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract O estudo, em questão, tem por objetivo propor um modelo de serviço de referência e informação, específico para grupos de pesquisa inseridos em Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior - IES. O modelo pretende ter um grau de especificidade tal, que atenda as peculiaridades dos grupos de pesquisa, mas que, concorrentemente, seja flexível e possa ser aplicável às Organizações do Conhecimento e Aprendizagem com características assemelhadas. Fundamentado em uma pesquisa exploratória, o modelo proposto é sustentado no estudo de caso do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação - IGTI. O viés norteador deste estudo foi, por um lado, o projeto para desenvolvimento do Portal de Conhecimento IGTI, que se fundamenta em pesquisas científicas, realizadas por mestrandos e doutorandos a ele vinculado, e, por outro lado, pela literatura da área que aponta o serviço de referência e informação como um recurso essencial para a transferência de informações. O modelo em foco é contextualizado no domínio da informação de referência; é caracterizado como um serviço híbrido de referência on-line, ou seja, reúne características do serviço de referência high touch (serviço de referência personalizado) e do serviço de referência high tech (serviço de referência digital); é operacionalizado através de telefone, email, fórum de discussão e videoconferência. Técnicas e ferramentas para a modelagem e prototipação de ambientes similares são registradas. Pretende-se com este estudo ocupar um nicho pouco explorado da pesquisa tecnológica, e da publicação científica, que é o de prover com soluções simplificadas, porém eficientes, para Organizações do Conhecimento e da Aprendizagem, como Grupos de Pesquisa, que praticam a ciência acadêmica e almejem a virtualidade organizacional de sua base de conhecimento. en
dc.format.extent 214 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Serviços de informação en
dc.subject.classification Modelos en
dc.subject.classification Gestão da informação en
dc.subject.classification Comunicação na ciência en
dc.subject.classification Pós-graduação en
dc.subject.classification Pesquisa en
dc.title Serviço de referência e informação para portais de conhecimento de grupos de pesquisa: proposta de um modelo conceitual en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
224533.pdf 1.864Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar