Abstract:
|
O propósito deste trabalho foi a concepção de um modelo para o processo de desenvolvimento de máquinas para a indústria de cerâmica vermelha, dada a constatação junto às empresas brasileiras desse setor, de um acentuado empirismo e informalidade nestas atividades. Diante deste fato, algumas empresas foram pesquisadas acerca das metodologias de projeto utilizadas para o desenvolvimento de seus equipamentos. Constatou-se que as empresas que constituíam a amostra pesquisada não utilizavam ferramentas ou procedimentos padronizados na gestão do projeto de seus produtos. Com isso, buscou-se investigar quais as características que envolviam este setor produtivo, procurando subsídios que colaborassem para a adequação destas operações às características dessas empresas. Verificou-se que a sistematização do processo de planejamento e desenvolvimento do produto nesse setor, deve compreender, desde a avaliação da situação do mercado, até os meios de operacionalização dos processos para a concepção dos produtos. Assim, o modelo construído contemplou meios para atentar às necessidades que apresentam as empresas deste segmento de atividades, para desenvolverem seus produtos com uma maior qualidade e eficiência. A constituição desse modelo compreendeu a aplicação de macro-fases, fases, etapas, atividades e tarefas, com os respectivos mecanismos para a sua execução, oferecendo assim uma visão ampla e organizada de todo o processo. Além disso, considerando indicadores, como as necessidades do mercado e o nível de vendas esperado, esse modelo ofereceu um meio de se delinear um caminho para se chegar a um produto competitivo, através da simultaneidade de atividades para uma maior exatidão do processo. Realizou-se a aplicação desse modelo em uma empresa da região central do Rio Grande do Sul, visando o desenvolvimento de uma extrusora de argila, com câmara de vácuo posterior. É apresentado assim, o processo de desenvolvimento desse produto, com suas características e dificuldades, analisando os fatores necessários para a implementação desse produto, desde o levantamento das necessidades e características mercadológicas, que fomentaram a decisão pela continuidade desse projeto, até a entrada desse produto no mercado, via comercialização. Esse estudo parte de um levantamento da situação do mercado para a empresa de máquinas para cerâmica vermelha, até a estruturação, aplicação e avaliação do modelo de desenvolvimento de produto para essa área, visando oferecer uma contribuição pratica e teórica, para a complexificação e a modernização do setor em questão. |