Concepção de estratégias organizacionais para inovação do valor: requisitos metodológicos

DSpace Repository

A- A A+

Concepção de estratégias organizacionais para inovação do valor: requisitos metodológicos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Barros, Nelci Moreira de en
dc.contributor.author Fernandes, Marcelo Alessandro en
dc.date.accessioned 2013-07-15T22:47:34Z
dc.date.available 2013-07-15T22:47:34Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 235271 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101615
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract O presente estudo pretende estabelecer os requisitos necessários para concepção de métodos que propicie estratégias para Inovação do Valor. A partir da Fundamentação teórica são abordados temas referentes à Economia do Conhecimento onde se considera a distinção entre criação de valor e apropriação de valor. A abordagem científica é discutida para apoiar o posicionamento do estudo e as definições pertinentes sobre sua prática. São discutidas as relações entre estratégia como criação de valor e o valor face o desenvolvimento econômico. Com isto, é feita uma aproximação entre processos de aprendizagem remetendo ao conceito de descontinuidade, e este ao de inovação, referindo os diversos graus de modificação que se pode conferir na estrutura mercadológica. A Inovação do Valor vem introduzir nova acepção de descontinuidade como método estratégico a ser desenvolvido. Os princípios epistemológicos referentes ao método conduzem a uma discussão onde são referenciadas as diferentes abordagens possíveis. A pesquisa passa então, buscar apoio empírico, objetivando respaldo crítico para este emergente campo do conhecimento, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas que possa indicar os fatores críticos de sucesso junto a gestores explicitando as preocupações presentes em seus discursos. Após a análise crítica, contextualizada pela perspectiva da Inovação de Valor, são propostos alguns requisitos para concepção de método a partir de uma matriz de verificação que, objetiva estabelecer passos para novas pesquisas, levando em consideração os fatores críticos de sucesso dos modelos de negócio existentes e reflexões a partir da análise crítica. A pesquisa é concluída indicando considerações pertinentes a forma pela qual os objetivos específicos são atingidos. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional en
dc.subject.classification Gestão do conhecimento en
dc.subject.classification Valor (Economia) en
dc.title Concepção de estratégias organizacionais para inovação do valor: requisitos metodológicos en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
235271.pdf 742.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar