Concepção de estratégias organizacionais para inovação do valor: requisitos metodológicos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Barros, Nelci Moreira de |
en |
dc.contributor.author |
Fernandes, Marcelo Alessandro |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-15T22:47:34Z |
|
dc.date.available |
2013-07-15T22:47:34Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
235271 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101615 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
O presente estudo pretende estabelecer os requisitos necessários para concepção de métodos que propicie estratégias para Inovação do Valor. A partir da Fundamentação teórica são abordados temas referentes à Economia do Conhecimento onde se considera a distinção entre criação de valor e apropriação de valor. A abordagem científica é discutida para apoiar o posicionamento do estudo e as definições pertinentes sobre sua prática. São discutidas as relações entre estratégia como criação de valor e o valor face o desenvolvimento econômico. Com isto, é feita uma aproximação entre processos de aprendizagem remetendo ao conceito de descontinuidade, e este ao de inovação, referindo os diversos graus de modificação que se pode conferir na estrutura mercadológica. A Inovação do Valor vem introduzir nova acepção de descontinuidade como método estratégico a ser desenvolvido. Os princípios epistemológicos referentes ao método conduzem a uma discussão onde são referenciadas as diferentes abordagens possíveis. A pesquisa passa então, buscar apoio empírico, objetivando respaldo crítico para este emergente campo do conhecimento, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas que possa indicar os fatores críticos de sucesso junto a gestores explicitando as preocupações presentes em seus discursos. Após a análise crítica, contextualizada pela perspectiva da Inovação de Valor, são propostos alguns requisitos para concepção de método a partir de uma matriz de verificação que, objetiva estabelecer passos para novas pesquisas, levando em consideração os fatores críticos de sucesso dos modelos de negócio existentes e reflexões a partir da análise crítica. A pesquisa é concluída indicando considerações pertinentes a forma pela qual os objetivos específicos são atingidos. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Aprendizagem organizacional |
en |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
en |
dc.subject.classification |
Valor (Economia) |
en |
dc.title |
Concepção de estratégias organizacionais para inovação do valor: requisitos metodológicos |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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