Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo principal buscar alternativas de superação das limitações das metodologias de apuração de custos nas IFES Brasileiras, visando uma proposta metodológica. Para tanto, tem como objetivos específicos: identificar algumas das metodologias já propostas; identificar as limitações destas metodologias; buscar propostas de superação das limitações identificadas e apresentar um modelo final que aponte as contribuições das metodologias identificadas, visando à obtenção dos seguintes resultados: a) custo total das atividades de nível universitário; b)custo total das atividades de: ensino, pesquisa, extensão, administração e formação; c) custo total de cada atividade fim (ensino, pesquisa e extensão); d) custo hora de cada atividade fim (ensino, pesquisa e extensão); e) custo do ensino de graduação e de pós-graduação strictu senso; f) custo médio de um estudante; g) custo médio da ociosidade do ensino de uma IFES e por curso. Num primeiro momento, foram identificados alguns sistemas de apuração de custos aos quais a autora teve acesso. Nessas propostas, procurou-se identificar suas principais limitações metodológicas. Posteriormente, foram colocadas sugestões de superação das limitações identificadas anteriormente. Por último, foi elaborada uma proposta de apuração de custos para as IFES Brasileiras, aproveitando as contribuições dos autores pesquisados e inserindo as propostas de superação das limitações encontradas. Neste trabalho procurou-se apresentar um sistema de apuração de custos que fosse, ao mesmo tempo, o mais completo, o mais simples, o menos oneroso e o mais flexível possível. Quando da aplicação do trabalho, o mesmo poderá sofrer adaptações em função das características da Instituição e da disponibilidade de informações, mais ou menos detalhadas, que a estrutura administrativa possa oferecer. Acredita-se que esse estudo possa vir a facilitar possíveis comparações entre IFES e demais Instituições, públicas ou privadas, particularmente quanto ao custo das atividades fim, ou seja, ensino, pesquisa e extensão. Isso porque, por exemplo, observam-se custos apresentados como sendo de ensino, sem que se tenha uma preocupação de se excluir previamente custos não vinculados diretamente a atividade fim, como pesquisa, extensão, além de outros. Espera-se também, que essas comparações sejam importantes para que a sociedade possa ter uma percepção mais clara da eficiência e da eficácia dessas Universidades, na medida em que as comparações facilitam o aclaramento desta percepção. |