Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Barcia, Ricardo Miranda |
en |
dc.contributor.author |
Silva, Régio Pierre da |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-15T22:46:50Z |
|
dc.date.available |
2013-07-15T22:46:50Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
209927 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101609 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo avaliar a metodologia de ensino da Geometria Descritiva segundo uma abordagem cognitivista a partir da utilização do ambiente hipermídia HyperCALGD. Esta metodologia de ensino se fundamenta na teoria da assimilação ou da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera como fator mais importante para a aprendizagem o conhecimento que o aluno já possui. A aprendizagem significativa é um processo pelo qual uma nova informação se relaciona com aspectos relevantes da estrutura cognitiva do indivíduo. A implementação desta metodologia exigiu que fossem realizadas alterações na organização e apresentação do conteúdo programático, dos procedimentos de ensino e na seleção dos recursos didáticos da disciplina. Desta maneira, a disposição axiomática (lógica) comumente encontrada no ensino tradicional da Geometria Descritiva passa a ter, gradualmente, um desenvolvimento com ênfase nos conhecimentos prévios dos alunos. Para a consecução desta metodologia de ensino foram utilizadas ferramentas e técnicas criadas por Novak e Gowin, sendo elas: mapas conceituais, organizadores prévios e apoio empírico-concreto. Como apoio empírico-concreto da Geometria Descritiva III foi utilizado o ambiente hipermídia de aprendizagem HyperCALGD. Um experimento foi realizado durante um semestre na disciplina ARQ-03320 Geometria Descritiva III, onde foram aplicados os princípios e as técnicas oriundas da aprendizagem significativa para um grupo experimental, e mantida a metodologia tradicional para um grupo de controle. O objetivo do experimento foi verificar as diferenças que poderiam surgir, a partir do uso das diferentes abordagens, em termos da habilidade do aluno para aplicar, associar, diferenciar e organizar hierarquicamente os conceitos de Geometria Descritiva. Para obter tais objetivos foram administrados, além dos testes de avaliação tradicionais, testes de associação no início e no fim da disciplina. |
en |
dc.format.extent |
213 f.| il., grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
en |
dc.subject.classification |
Geometria descritiva |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
en |
dc.subject.classification |
Avaliação |
en |
dc.subject.classification |
Ensino |
en |
dc.subject.classification |
Metodologia |
en |
dc.title |
Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
dc.contributor.advisor-co |
Silva, Harrysson Luiz da |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar