Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Barcia, Ricardo Miranda en
dc.contributor.author Silva, Régio Pierre da en
dc.date.accessioned 2013-07-15T22:46:50Z
dc.date.available 2013-07-15T22:46:50Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 209927 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101609
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção en
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo avaliar a metodologia de ensino da Geometria Descritiva segundo uma abordagem cognitivista a partir da utilização do ambiente hipermídia HyperCALGD. Esta metodologia de ensino se fundamenta na teoria da assimilação ou da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera como fator mais importante para a aprendizagem o conhecimento que o aluno já possui. A aprendizagem significativa é um processo pelo qual uma nova informação se relaciona com aspectos relevantes da estrutura cognitiva do indivíduo. A implementação desta metodologia exigiu que fossem realizadas alterações na organização e apresentação do conteúdo programático, dos procedimentos de ensino e na seleção dos recursos didáticos da disciplina. Desta maneira, a disposição axiomática (lógica) comumente encontrada no ensino tradicional da Geometria Descritiva passa a ter, gradualmente, um desenvolvimento com ênfase nos conhecimentos prévios dos alunos. Para a consecução desta metodologia de ensino foram utilizadas ferramentas e técnicas criadas por Novak e Gowin, sendo elas: mapas conceituais, organizadores prévios e apoio empírico-concreto. Como apoio empírico-concreto da Geometria Descritiva III foi utilizado o ambiente hipermídia de aprendizagem HyperCALGD. Um experimento foi realizado durante um semestre na disciplina ARQ-03320 Geometria Descritiva III, onde foram aplicados os princípios e as técnicas oriundas da aprendizagem significativa para um grupo experimental, e mantida a metodologia tradicional para um grupo de controle. O objetivo do experimento foi verificar as diferenças que poderiam surgir, a partir do uso das diferentes abordagens, em termos da habilidade do aluno para aplicar, associar, diferenciar e organizar hierarquicamente os conceitos de Geometria Descritiva. Para obter tais objetivos foram administrados, além dos testes de avaliação tradicionais, testes de associação no início e no fim da disciplina. en
dc.format.extent 213 f.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Geometria descritiva en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Aprendizagem en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.subject.classification Ensino en
dc.subject.classification Metodologia en
dc.title Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Silva, Harrysson Luiz da en


Files in this item

Files Size Format View
209927.pdf 6.968Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar