Instituições confessionais católicas entre novos e velhos valores: uma proposta de gestão pedagógico-administrativa

DSpace Repository

A- A A+

Instituições confessionais católicas entre novos e velhos valores: uma proposta de gestão pedagógico-administrativa

Show full item record

Title: Instituições confessionais católicas entre novos e velhos valores: uma proposta de gestão pedagógico-administrativa
Author: Mendel, Rubiana Kuchminski
Abstract: Esta tese objetiva analisar o modelo de gestão administrativa e pedagógica de Instituições Confessionais Católicas, nos três níveis de Ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio - com mais de 50 anos de atuação em Curitiba, visando compreender sua dinâmica de atuação na sociedade contemporânea e, em decorrência, propor um conjunto de intervenções administrativo-pedagógicas que possam subsidiar suas ações com vistas em fortalecer sua inserção na comunidade escolar paranaense. Caracteriza-se como um estudo fenomenológico, em que a realidade não é tida como algo objetivo e passível de ser explicada como um conhecimento que privilegia a interpretação em termos de causa e efeito; a realidade é compreendida como aquilo que emerge da intencionalidade da consciência voltada para o fenômeno. Considerando tal metodologia, entendeu-se que o instrumento de pesquisa mais apropriado seria a entrevista estruturada. Essa entrevista foi realizada com 15 diretores gerais religiosos das instituições que constituem o objeto de análise, e eles relataram suas visões e percepções sobre a organização em que atuam, a cultura e os valores que permeiam tais instituições, o planejamento, as relações de poder e a gestão do conhecimento.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101575
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar