Instituições confessionais católicas entre novos e velhos valores: uma proposta de gestão pedagógico-administrativa

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Instituições confessionais católicas entre novos e velhos valores: uma proposta de gestão pedagógico-administrativa

Mostrar registro completo

Título: Instituições confessionais católicas entre novos e velhos valores: uma proposta de gestão pedagógico-administrativa
Autor: Mendel, Rubiana Kuchminski
Resumo: Esta tese objetiva analisar o modelo de gestão administrativa e pedagógica de Instituições Confessionais Católicas, nos três níveis de Ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio - com mais de 50 anos de atuação em Curitiba, visando compreender sua dinâmica de atuação na sociedade contemporânea e, em decorrência, propor um conjunto de intervenções administrativo-pedagógicas que possam subsidiar suas ações com vistas em fortalecer sua inserção na comunidade escolar paranaense. Caracteriza-se como um estudo fenomenológico, em que a realidade não é tida como algo objetivo e passível de ser explicada como um conhecimento que privilegia a interpretação em termos de causa e efeito; a realidade é compreendida como aquilo que emerge da intencionalidade da consciência voltada para o fenômeno. Considerando tal metodologia, entendeu-se que o instrumento de pesquisa mais apropriado seria a entrevista estruturada. Essa entrevista foi realizada com 15 diretores gerais religiosos das instituições que constituem o objeto de análise, e eles relataram suas visões e percepções sobre a organização em que atuam, a cultura e os valores que permeiam tais instituições, o planejamento, as relações de poder e a gestão do conhecimento.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101575
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar