Contribuições do plano de desenvolvimento institucional e do planejamento estratégico na gestão de universidades federais brasileiras

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Contribuições do plano de desenvolvimento institucional e do planejamento estratégico na gestão de universidades federais brasileiras

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Pedro Antônio de pt_BR
dc.contributor.author Silva, Júlio Eduardo Ornelas pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-26T01:19:46Z
dc.date.available 2013-06-26T01:19:46Z
dc.date.issued 2013
dc.date.submitted 2013 pt_BR
dc.identifier.other 316808 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101072
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013 pt_BR
dc.description.abstract A educação superior é uma área social que contribui significativamente para o desenvolvimento tecnológico e científico de uma nação, sendo responsável pelo ingresso de países na sociedade do conhecimento. No Brasil, as universidades exercem grande influência nesse contexto, por concentrar, além da formação de profissionais de excelência, a pesquisa nas diversas áreas da ciência. Essas instituições, por muito tempo, passam por problemas em suas gestões, ora em decorrência da falta de recursos, ora pela baixa capacidade de gestão. A partir de 2004, legislações federais determinaram a prática do planejamento em instituições de educação superior, por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, visando a melhoria da educação superior brasileira. Por não haver uma cultura de planejamento nas universidades, essas instituições estão aprendendo a planejar, e algumas inclusive, dizem fazer também o planejamento estratégico. Com menos de dez desde o início da obrigatoriedade do PDI, e por não haver pesquisas científicas sobre planejamento nas universidades federais, este trabalho objetiva analisar as contribuições do planejamento estratégico e do plano de desenvolvimento institucional na gestão de universidades federais brasileiras. Para responder o objetivo, foram feitas análises documentais e entrevistas in loco em oito universidades federais, sendo a UFAL, a UFGD, a UFMA, a UFMG, a UFPA, a UFSC, a UnB e a UNIFAP. Alguns dos resultados encontrados evidenciam que o modelo recomendado pela legislação para o PDI, não o torna um planejamento estratégico. Entretanto, na prática, três universidades aproveitaram a elaboração do PDI e fizeram seus planejamentos estratégicos, sendo que em uma, ambos são o mesmo documento. Outro resultado indicou que a participação no processo de construção torna o planejamento robusto, e a gestão tem suas ações diárias respaldadas pela maioria dos membros da comunidade universitária. Apesar dos gestores que tratam do planejamento não conhecem teoricamente os conceitos, a experiência os demonstra que tanto o PDI quanto o planejamento estratégico, ou ambos concomitantemente, trazem contribuições para a gestão das universidades, pois possibilitam o autoconhecimento, o delineamento de metas, objetivos e estratégias, dando um rumo às universidades, e às vezes, trilhando o futuro com uma visão competitiva. pt_BR
dc.format.extent 150 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Gestão universitária pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.title Contribuições do plano de desenvolvimento institucional e do planejamento estratégico na gestão de universidades federais brasileiras pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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