Title: | Jornalismo feminino em Santa Catarina: uma análise do suplemento Donna, DC, do Diário Catarinense |
Author: | Bandeira, Ana Paula Bornhausen da Silva |
Abstract: |
O chamado jornalismo feminino, do modo como se manifesta desde a década de 1950, representa uma das formas de definição de público no fenômeno jornalístico brasileiro. Direcionado inicialmente às mulheres, este tipo de produto midiático está presente, sobretudo, em revistas e seções específicas dentro de jornais, com o propósito de tratar questões consideradas tipicamente femininas, como moda, beleza, educação dos filhos, sexo e carreira profissional. O objetivo principal desta pesquisa é analisar o modo como o jornalismo feminino atua na representação da mulher. Para chegar a essa finalidade, caminhamos por três objetivos derivados: (1) delimitar os conceitos de jornalismo feminino e jornalismo feminista; (2) averiguar como o jornalismo feminino se manifesta nas páginas de Donna DC, suplemento encartado todos os domingos no Diário Catarinense, periódico do Estado de Santa Catarina; (3) e examinar como e em que medida se dá a representação da mulher na publicação. A fim de verificar as características comuns ao conteúdo jornalístico referentes à capa e suas temáticas, adotamos como método a Análise de Conteúdo. Em seguida, utilizamos um procedimento metodológico tratado neste trabalho como sendo de caráter híbrido, com suporte teórico de dois autores: John Austin (1962, 1999), que traz estudos sobre a linguagem, e Michel Foucault (1979, 1984, 1987, 1988, 2011), com foco nos conceitos envolvendo o poder. Fazemos a análise com base em um corpus composto por 51 matérias de capa de Donna DC. Percebemos que o suplemento está atento ao comportamento de seu público-leitor. Donna DC é um veículo que se dirige a uma classe de mulheres mais abastada economicamente. E o conteúdo do suplemento está focado no aspecto positivo.<br> Abstract : The so-called feminine journalism, the way it has been manifested since the 1950s, represents one of the means of segregating the audience in the Brazilian journalistic phenomenon. Initially focused on women, this kind of media product is especially present in magazines and specific sections of newspapers, in order to address issues considered typically feminine, such as fashion, beauty, children education, sex and career. The main objective of this research is to examine how feminine journalism works in the representation of women. In order to accomplish this purpose, we pursued three goals: (1) defining feminine journalism and feminist journalism; (2) analysing how the feminine journalism is manifested in the pages of Donna DC, a supplement given away every sunday in Diário Catarinense, a newspaper of the State of Santa Catarina; and (3) examining how and to what extent the representation of women in publishing is yielded. In order to verify the common characteristics of news content on the cover and its themes, we adopted as a method the Content Analysis. After that, we used a methodological procedure addressed in this work as being hybrid in nature, which is supported on two authors: John Austin (1962, 1999), with studies about language, and Michel Foucault (1979, 1984, 1987, 1988, 2011), who focuses on concepts involving power. A corpus consisting of 51 cover stories printed in Donna DC was analyzed. We realized that the supplement is attentive to the behavior of its readership. Donna DC is a kind of media that addresses to women of a more affluent economy class. And the content is focused in the positive aspects. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2012. |
URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101010 |
Date: | 2012 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
314866.pdf | 1.682Mb |
View/ |