A formação técnico-tática de jogadores de futsal nas categorias sub-13 e sub-15: análise do processo de ensino-aprendizagem-treinamento

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A formação técnico-tática de jogadores de futsal nas categorias sub-13 e sub-15: análise do processo de ensino-aprendizagem-treinamento

Mostrar registro completo

Título: A formação técnico-tática de jogadores de futsal nas categorias sub-13 e sub-15: análise do processo de ensino-aprendizagem-treinamento
Autor: Saad, Michél Angillo
Resumo: O objetivo do presente estudo foi o de analisar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento técnico-tático dos jogadores de futsal nas categorias sub-13 e sub-15 em Santa Catarina. Participaram da investigação 34 jogadores de futsal, sendo 9 experientes e 25 não experientes, de dois clubes de Santa Catarina pertencentes a duas equipes na categoria sub-13 e duas equipes na categoria sub-15, bem como os quatro treinadores responsáveis pelas equipes correspondentes. Na análise dos dados, foram utilizados os recursos da estatística descritiva (média, desvio padrão, soma, frequência absoluta e frequência relativa), o teste Kolmogorov-Smirnov, o teste t pareado e o teste t para amostras independentes, contidos no programa SPSS for Windows, versão 17.0, com nível de significância de 5%. Os resultados encontrados revelaram que a preparação técnico-tática das equipes investigadas, independente do período do planejamento da temporada esportiva, assume um papel de destaque por meio de tarefas de treinamento técnico-tático ou nos diferentes tipos de jogos realizados. Todos os treinadores procuram privilegiar as ações técnico-táticas, diferenciando-se somente na sua abordagem, seja por meio de jogos formais, jogos condicionados, combinação de ações pré-estabelecidas ou estruturas funcionais. Em relação à associação entre o nível de desempenho técnico-tático individual e a experiência esportiva dos jogadores investigados, os resultados indicam que o processo de treinamento contribui efetivamente na melhora do desempenho técnicotático individual, principalmente de jogadores experientes, nomeadamente nos componentes #adaptação# e #eficácia# e nos indicadores de #marcação ao jogador sem a bola#, #condução#, #finalização# e #drible#. A análise do impacto das metodologias empregadas pelos treinadores no desenvolvimento técnico-tático individual de jogadores revelou que o #aprimoramento do gesto técnico#, as #estruturas funcionais# e o #jogo formal#, independente do período de treinamento, são as atividades mais utilizadas pelos treinadores das categorias sub-13 e sub-15. Embora tenha sido observada evolução técnico-tática em todos os jogadores investigados, as equipes que gastaram mais tempo em atividades técnico-táticas obtiveram as melhores evoluções do desempenho, tanto na categoria sub-13 quanto na categoria sub-15. Ao caracterizar o processo de treinamento a partir dos diferentes elementos avaliados (nível de desempenho técnico-tático individual, sessões de treinamento, períodos de preparação esportiva, experiência esportiva e diferentes categorias) durante uma temporada esportiva, as evidências encontradas permitem concluir que as metodologias aplicadas pelos treinadores no processo de ensino-aprendizagem-treinamento diferenciam-se de acordo com a categoria, influenciando, de modo distinto, nos componentes (adaptação, eficácia e tomada de decisão) do desempenho técnico-tático individual dos jogadores, assim como a experiência esportiva afeta o nível de desenvolvimento técnico-tático durante uma temporada esportiva, independentemente da categoria a que pertencem. Além disso, ressaltam que o processo de ensino-aprendizagem-treinamento, baseado no desenvolvimento harmônico dos componentes que cercam o rendimento esportivo, melhor auxilia na formação esportiva de jovens jogadores de futsal.<br>Abstract : The aim of this current study was to analyze the process of teachinglearning-technical-tactical training of futsal players from sub-13 and sub-15 categories in Santa Catarina. 34 futsal players with 9 experienced and 25 inexperienced from two clubs of Santa Catarina belonging to two teams from sub-13 category and two teams from sub-15 category as well as four coaches responsible for the corresponding teams made part of the study. In the data analysis we used the resources of descriptive statistics (mean, standard deviation, sum, absolute frequency and relative frequency , the Kolmogorov-Smirnov test, the paired t test and the t test for independent samples contained in SPSS for Windows, version 17.0, with a significance level of 5%. The results found showed that the technical-tactical preparation of the teams investigated, regardless of the planning period of the sports season plays a prominent role through technical-tactical training tasks in different types of games performed. All coaches seek to privilege the technical and tactical actions, differing only in their approach, whether through formal games, conditioned games, combination of pre-defined actions or functional structures. Regarding to the association between the Individual Technical-Tactical Performance level and sports experience of the players investigated, the results indicate that the training process effectively helps in improving Individual Technical-Tactical Performance, mainly of experienced players, including components of adaptation and efficacy and indicators marking the player without the ball, driving, finishing and dribbling. The impact analysis of the methodologies used by coaches in the Individual Technical-Tactical improvement revealed that the "improvement of the technical gesture", the "functional structures" and "formal game", regardless of the training period, are the activities most frequently used by the coaches from the sub-13 and sub-15 categories. Although it was observed a technicaltactical development in all investigated players,teams which spent more time in technical-tactical activities achieved the best performance in both ategories: sub-13 and sub-15. By characterizing the training process from the different elements evaluated (level of individual technical-tactical performance,training sessions,preparation spots period,sport experience, different categories) during a sports season, the evidences found allowed to conclude that the methodologies applied by coaches in the teaching-learning-training process differ according to the category,differently influencing the components (adaptação, eficácia e tomada de decisão) of the individual technical-tactical of the players affects level of technical-tactical development during a sport season regardless of the category they belong to. Besides, they highlight teaching-learning-training process based on the harmonic development of the components surrounding the sports performance better helps in the sports training of young futsal players.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2012
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101009
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
313842.pdf 808.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar