Avaliação da adição de Evotherm no comportamento de misturas asfálticas em laboratório e no desempenho em campo

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Avaliação da adição de Evotherm no comportamento de misturas asfálticas em laboratório e no desempenho em campo

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Título: Avaliação da adição de Evotherm no comportamento de misturas asfálticas em laboratório e no desempenho em campo
Autor: Mello, Daniella
Resumo: Este estudo apresenta os resultados da aplicação em campo e estudo laboratorial de uma mistura asfáltica morna, introduzindo esta tecnologia na Concessionária Autopista Planalto Sul S.A. A técnica apresentada, além de permitir a redução no consumo de energia, reduz a emissão de poluentes, benefício este que pode proporcionar a inclusão de projetos de comercialização de créditos de carbono. É avaliado o desempenho de um trecho experimental restaurado com a execução de uma camada de revestimento com mistura asfáltica morna produzida através da adição de Evotherm, que é um aditivo surfactante que age na trabalhabilidade da mistura asfáltica, possibilitando a redução das temperaturas de usinagem e de compactação. A restauração consistiu em fresar e recompor a estrutura com 6,0 a 10,0 cm de CAUQ produzido com mistura morna. O trecho escolhido para o experimento apresentava- se com deflexão característica de 70,7x10-2 mm. Foram medidas as deflexões após a fresagem e em períodos pré-estabelecidos inicialmente de 03 meses. Foram extraídos corpos de prova da pista para testes posteriores de resistência à tração por compressão diametral, módulo resiliente e deformação permanente. Deste modo, o trabalho demonstra as diferenças observadas nas propriedades físicas e mecânicas avaliadas em laboratório e em campo da mistura asfáltica morna, quando comparada aos parâmetros exigidos para as misturas asfálticas usinadas a quente, bem como o desempenho da mistura em campo.<br>Abstract : This study presents the results of application in the field and laboratory study of warm mix asphalt, introducing this technology in Dealership Autopista Planalto Sul S.A. The technique presented, besides allowing a reduction in power consumption, reduces the emission of pollutants, that this benefit can provide the inclusion of projects for marketing carbon credits. It is evaluated the performance of a test section restored by performing a coating layer with warm mix asphalt produced by adding Evotherm, which is a surfactant additive which acts on the workability of the asphalt mixture, enabling the reduction of machining temperature and compression. The restoration consisted of milling and rebuild the structure with 6.0 to 10.0 cm of CAUQ produced with warm mix asphalt. The passage chosen for the experiment presented with characteristic deflection of 70.7 x10-2 mm. Deflections were measured after milling and pre-established initially for 03 months. Specimens were taken from the track for further testing of tensile strength by diametral compression, resilient modulus and permanent deformation. Thus, this work demonstrates the differences in the physical and mechanical properties evaluated in laboratory and field warm mix asphalt compared to the parameters required for hot asphalt mixtures machined, and the mixing performance in the field.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2012
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101000
Data: 2012


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