Artisticidade, etnicidade e política no Caribe colombiano: uma etnografia dos Zenú e seus outros

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Artisticidade, etnicidade e política no Caribe colombiano: uma etnografia dos Zenú e seus outros

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Título: Artisticidade, etnicidade e política no Caribe colombiano: uma etnografia dos Zenú e seus outros
Autor: Larraín, América
Resumo: Esta tese é uma etnografia realizada em vários locais da Colômbia, particularmente da região do Caribe. O eixo que articulou o texto e o trabalho de campo foi o Sombrero Vueltiao, um tipo de chapéu artesanal, declarado símbolo cultural da nação pela Lei 908 de 2004 que é produzido pelos indígenas Zenú que habitam principalmente nos departamentos de Córdoba e Sucre, ao norte do país na região do Caribe. Os temas desenvolvidos ao longo da tese são uma tentativa de dar conta dos trânsitos e transformações deste tipo de chapéu, desde a produção da matéria prima até sua comercialização e exibição passando pelos seus diversos usos e acepções, não apenas do chapéu enquanto objeto, mas também de suas imagens que se espalham profusamente nos mais diversos contextos, do souvenir ao emblema étnico. Aqui procuro descrever esses cenários seguindo os elos do chapéu que ora apontam para as festividades, músicas e danças do Caribe, ora para a construção da identidade étnica Zenú ou ainda para a promoção turística de um país que diz ter no Sombrero Vueltiao o símbolo cultural da naçãoEsta tesis es una etnografía realizada en varios lugares de Colombia, particularmente de la región Caribe. El eje que articuló el texto y el trabajo de campo fue el Sombrero Vueltiao, um objeto artesanal, declarado símbolo cultural de la nación mediante la Ley 908 de 2004 y que es producido por los indígenas Zenú que habitan principalmente en los departamentos de Córdoba y Sucre, al norte del país en la región Caribe. Los temas desarrollados a lo largo de la tesis intentan dar cuenta de los tránsitos y transformaciones de este tipo de sombrero, desde la producción de la materia prima hasta la comercialización y exibición, pasando por sus diversos usos e acepciones, no simplemente del sombrero como objeto, sino también de sus imágenes que se multiplican profusamente en los mas diversos contextos, desde el souvenir hasta el emblema étnico. Aqui intento describir estos escenarios siguiendo los trazos del sombrero, que pueden apuntar tanto para festividades, música y danzas del caribe cuanto para la construcción de la identidade étnica Zenú, o aun para la promoción turística de um país que dice tener en el Sombrero Vueltiao el símbolo cultural de la nación.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100956
Data: 2012


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