Ética em bibliotecas universitárias: representações expressas no discurso de bibliotecários

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Ética em bibliotecas universitárias: representações expressas no discurso de bibliotecários

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Título: Ética em bibliotecas universitárias: representações expressas no discurso de bibliotecários
Autor: Stumpf, Katiusa
Resumo: Esta pesquisa trata da ética profissional no âmbito da Biblioteconomia, enfocando especificamente as representações éticas presentes nos discursos de profissionais bibliotecários atuantes em bibliotecas de universidades públicas sediadas em Florianópolis. A ética é tema sempre atual, que remete para as relações das pessoas umas com as outras e abre caminhos para a reflexão acerca do sentido da profissão bibliotecária. Trata-se, ademais, de fator importante na sociedade brasileira, marcada por desigualdades regionais e sociais, que tem na informação um elemento significativo na construção de novos paradigmas. O objetivo de pesquisa é conhecer a origem dos fundamentos éticos e suas manifestações encontradas nos discursos expressos por profissionais bibliotecários em exercício. Para fundamentar conceitualmente esta pesquisa buscou-se, por meio de uma revisão da literatura, um entendimento da temática e do ambiente do estudo. Para a fundamentação teórica, consideram-se adequadas para esta pesquisa, duas vertentes que se complementam no estudo do desenvolvimento dos indivíduos em sociedade e da representação acerca dos fenômenos que os cercam. Essas vertentes, produzidas como teorias da sociedade, são a teoria da construção social da realidade e a teoria das representações sociais. Para entender uma proposição teórica da construção social da realidade foi empregada a teorização de sociologia do conhecimento de Peter Ludwig Berger e Thomas Luckmann, assim como o pensamento referente ao processo social do sociólogo alemão Norbert Elias. E para compreender em que consistem teoricamente as representações sociais, foi utilizada a obra do psicólogo social Serge Moscovici. A pesquisa é qualitativa, do tipo exploratório. A abordagem é fenomenológica compreendendo o interacionismo simbólico. Os instrumentos para a coleta dos dados foram: o questionário, para a caracterização dos participantes, a entrevista para a coleta dos discursos e um caderno para tomada de notas, semelhante a um diário de campo. Para a tabulação dos dados obtidos nas entrevistas foi utilizada a Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo formulada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefèvre. A elaboração e interpretação do discurso do sujeito coletivo, por meio da organização das ideias contidas em busca de uma síntese do conteúdo encontrado nos discursos dos profissionais bibliotecários entrevistados, possibilitou a apresentação dos resultados desta pesquisa. Esses resultados foram interpretados, tendo como base a fundamentação conceitual e teórica desenvolvida e explanada no corpus referencial da dissertação. Desse modo, as representações encontradas no discurso coletivo final valorizam o comportamento ético, mas não sem desacreditar na ocorrência comum de tal comportamento. Também é averiguado o despreparo filosófico e sociológico no processo de formação escolar básica e profissional dos bibliotecários investigados, embora o nível de instrução destes seja significativo. O valor atribuído ao impacto da profissão na sociedade é baixo. Essas representações se encontram ancoradas no processo de construção social e a ética é quase sempre entendida com fundamento utilitarista e deontológico.This research is about professional ethics in the field of Librarianship. Thus our focus here is the ethical representations in library professionals' discourse, more specifically the ones who work at public universities in Florianópolis. Ethics is always a current topic that refers to interpersonal relationship and gives light to think about the meaning of library profession. Besides, this is an important factor in Brazilian society that is constituted by regional and social inequality. In this context, information is a meaningful element in the construction of new paradigms. The objective of this study is to know the origins of ethical foundations as well as its manifestations in library professionals' discourse. A literature revision was developed in order to conceptually justify this research and to understand the subject-matter as well as the environment of the study. That is why two different but complementary theories were adopted in this study. These theories are about the development of subjects in society and the representation of the environment. They can be named as i) theory of social construction of reality and ii) theory of social representations. In order to comprehend the first point of view, we used Peter Ludwig Berger and Thomas Luckmann theory of sociology of knowledge as well as Norbert Elias ideas about social process. To understand the second one we studied Serge Moscovici's work. Our research is qualitative, its approach is phenomenological and encompasses symbolic interactionism. The instruments used in collecting data were: a questionnaire to characterize participants' profile, an interview to collect the discourse of these participants and a notebook similar to a field notebook. To tabulate data we used a technique elaborated by Fernando Lefèvre and Ana Maria Cavalcanti Lefèvre which is called Discourse of the Collective Subject (DCS). The final results were achieved by the elaboration and interpretation of the DCS as well as by the systematization of ideas and contents found in the discourse of library professionals. These results were interpreted based on the conceptual and theoretical analyses developed and explained on the dissertation referential corpus. Thus, the representations found in the final collective discourse valorize the ethical behavior although they don't believe in the actual occurrence of this behavior. We also showed that the analyzed professionals had lack in philosophical and sociological prepare during elementary school even though they had a good instruction level. The value assign to the impact of this profession in society is low. These representations are based in the process of social construction and ethics is almost always understood as a utilitarian end deontology basis.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100839
Data: 2012


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