A influência do design no desempenho da interface dos blogs voltados ao ensino

DSpace Repository

A- A A+

A influência do design no desempenho da interface dos blogs voltados ao ensino

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Braviano, Gilson pt_BR
dc.contributor.author Silva, Elcio Ribeiro da pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T22:40:46Z
dc.date.available 2013-06-25T22:40:46Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 309925 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100790
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica pt_BR
dc.description.abstract Na década de 1990, inicia-se a popularização da "World Wide Web" (rede mundial de computadores) conhecida como Internet, conectando pessoas, popularizando culturas e aproximando distâncias. Essa realidade coloca à disposição inúmeros serviços e ferramentas, como os diários digitais - Blogs, que possuem estruturas dinâmicas de atualização de textos, fotos, vídeos, músicas, gravações de áudio e demais conteúdos de forma colaborativa, por um ou vários usuários dependendo da sua política; os blogs podem dispensar o conhecimento de programação por parte do seu publicador, levando a um questionamento a respeito de quais ferramentas gráficovisuais são aplicadas nas interfaces. Para fazer frente a essa preocupação, o desenvolvimento de projetos de interface deve ter como base princípios de design, boa usabilidade e interação homemmáquina, conceitos de estudo para essa pesquisa. Este projeto pesquisa os fatores de design que propiciam melhor desempenho nas interfaces de blogs voltados ao ensino. Para isso, será realizado um estudo em blogs disponibilizados por professores do curso de design da Universidade da Região de Joinville # Univille. Tal estudo fará uso da utilização de questionários aplicados aos usuários para identificar os elementos mais funcionais e atrativos das interfaces; de grupo de foco para compreender dos professores suas escolhas na construção das interfaces e de uma avaliação heurística para obter um comparativo dos bons princípios de projetos de webdesign com as características aplicadas atualmente nas interfaces publicadas pelos professores. pt_BR
dc.description.abstract In the 1990s, begins the popularization of the "World Wide Web" (world wide web) known as the Internet, connecting people, popularizing cultures and approaching distances. This reality provides numerous services and tools, such as digital diaries - Blogs, that have dynamic structures to update texts, photos, videos, music, audio and other content collaboratively, by one or more users depending on their policy; blogs can dispense programming knowledge by his publisher, leading to questions about which graphic-visual tools are applied on interfaces. To justify this concern, the development of interface project should be based on principles of design, good usability and human-computer interaction, concepts of study for this research. This project researches the design factors that provide better performance at the interfaces of blogs geared to teaching. This will be a study in blogs available for teachers design course at the University of Joinville Region - Univille. This study will make use of the questionnaires for users to identify the elements of the most functional and attractive interfaces; focus group of teachers to understand their choices in the construction of interfaces and a heuristic evaluation to get a good comparison of the design principles web design with the features currently used by teachers in the published interfaces. en
dc.format.extent 102 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Desenho grafico pt_BR
dc.subject.classification Interfaces graficas de usuario (Sistema de Computador) pt_BR
dc.subject.classification Blogs pt_BR
dc.subject.classification Usabilidade pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Interação homem-máquina pt_BR
dc.title A influência do design no desempenho da interface dos blogs voltados ao ensino pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
309925.pdf 46.00Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar