Modelo de maturidade logística para empresas industriais de grande porte

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Modelo de maturidade logística para empresas industriais de grande porte

Mostrar registro completo

Título: Modelo de maturidade logística para empresas industriais de grande porte
Autor: Follmann, Neimar
Resumo: A logística se tornou um meio pelo qual as empresas conseguem entregar maior valor aos seus clientes e acionistas. Assim, quanto mais evoluída a área for, maior o potencial de agregação de valor. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo para identificar a maturidade da logística em empresas industriais de grande porte. A maturidade diz respeito ao quanto uma empresa está evoluída em determinada área. Conhecer a maturidade da logística permite, entre outras coisas, que a empresa estabeleça objetivos e desenvolva planos de ação para a área de forma mais justificada, já que é possível comparar as fragilidades e as forças identificadas com as necessidades empresariais. Como resultados da pesquisa são apresentados: a definição de maturidade logística; 07 atributos - estratégia, estrutura organizacional, integração, agilidade, mensuração, competências e responsabilidade ambiental -, 17 dimensões e 90 práticas que compõem o Modelo de Maturidade Logística (MML); e o instrumento para o diagnóstico das empresas. Estes resultados foram alcançados a partir da revisão de literatura, legitimação com pesquisadores e profissionais. O instrumento foi aplicado em empresas industriais de grande porte. Para a determinação dos estágios de maturidade, foi desenvolvida uma expressão matemática e uma escala. Esta é chamada de Escala de Maturidade e a expressão é chamada de Índice de Potencial de Maturidade (IPM). Além disso, a pesquisa faz a incorporação de diversos conceitos da logística em um único modelo e gera informações importantes na construção de planos diretores de logística, bem como ações pontuais para que a área seja melhorada.<br>Abstract : Logistics became a means by which companies can deliver greater value to their customers and shareholders. Thus, the more highly evolved the area is, the greater the potential for adding value. The research objective is to develop a model to identify the logistics maturity in large industrial enterprises. Maturity concerns about how much certain area is developed in a company. Knowing the logistics maturity allow the company, among other things, setting goals and developping action plans for the area in a more justified way, once it is possible to compare the identified strengths and weaknesses with the business needs. As results are presented: a logistics maturity definition; 07 attributes - strategy, organizational structure, integration, agility, measurement, competencies and environmental responsibility -, 17 dimensions and 90 practices that comprise the Logistics Maturity Model (LMM), and an instrument for the diagnosis of the companies. The results were obtained from a literature review, and through a legitimating process with researchers and professionals. We applied the at large industrial companies. For the maturity stages determination, we developed a mathematical expression and a scale. This one we called Maturity Scale and the expression we named Potential Maturity Index (PMI). In addition, the research incorporates various logistics concepts in a single model and generates important information on building logistics master plans, as well as specific actions for the area improvement.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2012
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100782
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
315042.pdf 4.664Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar