Educação em epilepsia para profissionais da educação

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Educação em epilepsia para profissionais da educação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lin, Kátia pt_BR
dc.contributor.author Lunardi, Mariana dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T22:24:49Z
dc.date.available 2013-06-25T22:24:49Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 308892 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100764
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciência Médicas pt_BR
dc.description.abstract Epilepsia é um distúrbio neurológico frequente que pode causar fracasso escolar devido a diversos fatores como a gravidade e frequência das crises e também às variáveis envolvidas no processo de escolarização como baixa expectativa dos pais e professores, rejeição de professores e colegas de escola, desconhecimento sobre a doença e estigma. Este rabalho teve como objetivo determinar o conhecimento sobre epilepsia e o grau de estigma percebido por profissionais da educação básica e então fornecer um curso de formação inicial visando aumentar o conhecimento e reduzir o estigma da doença, pois, apesar de estarem sujeitos a se confrontarem com alunos com a doença, poucos cursos de licenciatura contêm disciplinas sobre educação inclusiva. Foram entrevistados 225 profissionais da educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, onde 64,9% eram mulheres. A média de idade foi de 31,79±10,63, a escolaridade 14,49±2,60 anos e o tempo de profissão na área da educação 10,00±9,27 anos. Cerca de 65,3% dos entrevistados abriria a boca da pessoa que apresentasse uma crise epiléptica para que esta não mordesse ou enrolasse a língua e o nível de estigma antes do curso sobre epilepsia foi de 45,38±16,61. Os dados apontam que os profissionais de educação possuem algum conhecimento sobre epilepsia e que um curso de educação continuada em saúde, de curta duração, com ênfase em epilepsia aumentou o conhecimento sobre a doença e reduziu seu estigma na população estudada. pt_BR
dc.description.abstract Epilepsy is a prevalent neurological disorder that may cause school failure due to several factors such as severity and frequency of seizures. Additionally, other variables involved are low expectations of parents and teachers, rejection from teachers and schoolmates, lack of knowledge about the condition and stigma. This study aimed to evaluate the degree of perceived stigma and knowledge towards epilepsy of education professionals, moreover, provide information about epilepsy to increase the knowledge and reduce stigma, since few graduation courses include topics concerning special education on their curriculum. We interviewed 225 educational professionals at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, where 64.9% were women. The mean age was 32,79±10,63, mean years of schooling 14,49±2,60 and the duration of employment within educational area was 10,00±9,27 years. About 65,3% of subjects would attempt to open the mouth of a student during a seizure. The level of stigma on epilepsy before the course was 45,38 ± 16,61. The data indicates that educational professionals have some knowledge about epilepsy and that a short duration course could increase the knowledge about this disease and reduce its stigma in this population. en
dc.format.extent 101 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Ciencias medicas pt_BR
dc.subject.classification Epilepsia pt_BR
dc.subject.classification Estigma (Psicologia social) pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação em saúde pt_BR
dc.title Educação em epilepsia para profissionais da educação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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