Moradia estudantil da UFSC: um estudo sobre as relações entre o ambiente e os moradores

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Moradia estudantil da UFSC: um estudo sobre as relações entre o ambiente e os moradores

Mostrar registro completo

Título: Moradia estudantil da UFSC: um estudo sobre as relações entre o ambiente e os moradores
Autor: Goettems, Renata Franceschet
Resumo: A moradia estudantil deve prover suporte psicofísico para os estudantes que nela habitam, tendo como objetivos proporcionar aos moradores um local de habitação; de apoio à constituição do indivíduo como adulto, cidadão e profissional; de socialização; e ainda de desenvolvimento de atividades extracurriculares. Através do processo de expansão das Universidades Federais, é crescente a necessidade de vagas em moradias estudantis, juntamente a isso, torna-se necessária a avaliação dos espaços que estão sendo oferecidos aos estudantes universitários moradores dessas edificações. Essa dissertação apresenta um estudo de caso realizado em Florianópolis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o objetivo de avaliar o espaço habitado pelos estudantes-moradores, tendo como foco as inter-relações usuário e ambiente. Neste sentido, o trabalho desenvolve-se baseado na relação que o estudante-morador possui com sua habitação e como ocorre a relação entre o ambiente construído e sua adequação ao uso, através da espacialização das atividades desenvolvidas pelos estudantes. Para dar suporte a esse trabalho, buscamos referências teóricas relacionadas a história da Universidade, bem como de sua Moradia Estudantil; procuramos compreender o conceito de habitação/casa/moradia; além de nos apoiarmos em pesquisas desenvolvidas no campo do comportamento ambiental. A abordagem multi-métodos utilizada - registros etnográficos, leituras espaciais, observações, diálogos e entrevistas - possibilitou a avaliação e caracterização do edifício, bem como orientou as observações das interações humano x ambiente. Essa abordagem também proporcionou a identificação de elementos que influenciam tanto na forma como os usuários percebem seu ambiente quanto na maneira como se relacionam com os demais moradores. O levantamento dessas informações possibilitou que sugeríssemos alterações para o edifício estudado, buscando adequar este as necessidades e expectativas dos estudantes-moradores, assim como permitiu traçar recomendação gerais que auxiliem arquitetos na concepção em futuros projetos de moradias estudantis.The student housing must provide psychophysical support for undergraduate who inhabit it, having as objective to give residents a place for dwelling; to support the constitution of the individual as an adult citizen and professional, socialization, and development of extracurricular activities. Through the process of expansion of public universities, there is a growing need for vacancies in student housing, along with this, it becomes necessary to evaluate the spaces that are being offered to college students residents of these buildings. This dissertation presents a case study carried out in Florianópolis at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) in order to understand the space inhabited by students-residents, focusing on the interaction between user and environment. In this sense, the work is developed based on the relationship that the student-resident has with their own housing and how does the relationship between the built environment and its suitability for use, through the spatialization of the activities carried out by students. To support this work, we seek theoretical references concerning the history of the University and its Student Housing; seek to understand the concept of dwelling / house / housing, in addition to supporting research conducted in the field of environmental performance. A multi-methods approach used - ethnographic, spatial readings, observations, dialogues and interviews - enabled the evaluation and characterization of the building as well as mentored the observations of human x environment interactions. This approach has also facilitated the identification of elements that influence both the way users perceive their environment and how they relate to other residents. The removal of this information allowed urge changes to the building, seeking to adapt this studied the needs and expectations of students, residents, as well as general guidelines to help plot allowed architects in designing future student housing projects.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100726
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
310416.pdf 13.96Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar