Inquietude e tragédia: o cinema experimental em Florianópolis, 1968-1976

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Inquietude e tragédia: o cinema experimental em Florianópolis, 1968-1976

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Valim, Alexandre Busko pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Sissi Valente pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T19:52:08Z
dc.date.available 2013-06-25T19:52:08Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 309553 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100510
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.description.abstract Novelo (1968; ficção, 15min), A Via Crucis (1972, ficção, 09 min) e Olaria (1976, documentário, 10min) são três curtas-metragens em 16mm produzidos por grupos independentes em Florianópolis/SC durante a Ditadura Militar. Nesta dissertação, apresentamos um estudo dos diversos aspectos de sua composição, desde a influência de movimentos vanguardistas no cinema, sua relação com o panorama intelectual, político e filosófico então vigente, até aspectos da organização social do Estado de Santa Catarina no período. Também apresentamos um panorama da produção de cinema independente no Brasil e na América Latina do período, para propormos aproximações com questões políticas e estéticas elaboradas por estas obras. A representação da cidade de Florianópolis, feita por estes três filmes de curta-metragem, mostra-se bastante peculiar e única, diante da tradição figurativa que impera nas obras artísticas locais. Desta forma, além de desvelarmos estas características, buscamos revelar a afinidade dessas peças ao movimento de resistência do cinema político latino-americano e elucidar alguns aspectos da dissidência cultural ocorrida em Florianópolis nas décadas de 1960 e 1970, período responsável pela criação de obras bastante originais e de linguagem desafiadora. pt_BR
dc.description.abstract Novelo ("Yarn", 1968, fiction, 15min), A Via Crucis ("The Via Crucis", 1972, fiction, 09 min) and Olaria ("Pottery Barn", 1976, documentary, 10 min) are three short films produced by independent groups in Florianopolis, Santa Catarina, Brazil during the Military Dictatorship. In this dissertation, we present a stury of different aspects of its composition, from the influence of cinema avant-garde movemets, its relations with the intelectual, political and philosophical panorama to aspects of the social organization of the Santa Catarina State in the period. Through these caracterizations, we try to reveal the afinity between these works and the resistence movement in latin american political cinema, and elucidade some aspects of the cultural dissidence happening in Florianopolis in the decades of 1960 and 1970, a period when very original and challenging works were made. en
dc.format.extent 162 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Cinema pt_BR
dc.subject.classification Florianópolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Cinema experimental pt_BR
dc.title Inquietude e tragédia: o cinema experimental em Florianópolis, 1968-1976 pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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