A ideia no processo criativo: uma aplicação no projeto de interiores

DSpace Repository

A- A A+

A ideia no processo criativo: uma aplicação no projeto de interiores

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gomez, Luiz Salomão Ribas pt_BR
dc.contributor.author Trichez, Cristiana Terezinha Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T19:44:27Z
dc.date.available 2013-06-25T19:44:27Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 313387 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100497
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract O processo de criação na arquitetura sempre foi e ainda é um assunto bastante discutido entre os profissionais e docentes. Isso porque a arquitetura também pode ser enquadrada na área das artes e com isso, tende-se a considerar seu processo criativo como algo similar ao ato de criação artística. Nas artes o fenômeno de criação tem uma natureza inerente onde prevalecem categorias psicológicas de conceito bastante impreciso, como talento, inspiração, imaginação. Esta pesquisa pretende analisar como o elemento ideia pode surgir dentro do processo criativo, analisando os conceitos existentes para formular diretrizes metodológicas do ensino de projeto. Para gerar novas ideias e solucionar um problema de projeto a mente precisa acumular novas observações, vivenciar novas experiências e adquirir novos conhecimentos. Isso é o que se pode chamar de repertório pessoal, ou seja, a bagagem emocional, cultural e técnica adquirida ao longo da vida pessoal e acadêmica. Para alimentar este repertório as pesquisas e estudos de caso auxiliam bastante, isso significa que ao iniciar a resolução de um problema de projeto é fundamental a análise de casos parecidos com o problema levantado e assim forçar a mente a fazer relações de semelhança e de contradição, gerando novas informações e imagens que ficarão gravadas na mente do projetista. Este trabalho analisa como o repertório pessoal e as imagens referenciais podem auxiliar na geração de ideias novas durante o processo criativo, demonstrando que é possível incluir métodos que se utilizem desses elementos. A aplicação dos mesmos no exercício de criação auxilia na resolução de projetos encontrando soluções mais ousadas e criativas, fugindo das ideias velhas e convencionais. É possível desenvolver uma metodologia de projeto que incentive o aumento do repertório pessoal estimulando as experiências de vida, o interesse pela cultura geral, através de viagens e estudos. Isso porque durante o processo criativo a memória se envolve com a imaginação promovendo relações de semelhança e de associação de ideias.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The creating process of architecture has always been and still is a much debated subject among professionals and teachers. The reason is that architecture can also be enclosed in the arts area and therewith, people tend to consider their creative process as something similar to the act of artistic creation. In arts, the phenomenon of creation has an inherent nature of psychological categories, in which inaccurate concepts such as talent, inspiration and imagination prevail. This research aims to examine how the element idea may arise within the creative process, analyzing the existing concepts to formulate methodological guidelines for the process of project instruction. To generate new ideas and solve a design problem, the mind needs to add new observations, new experiences and acquire new knowledge. This may be called personal repertoire, ie the emotional, cultural and technical baggage gained throughout the personal and academic life. To feed this repertoire, research and case studies bring great aid, meaning that when you start solving a design problem it is fundamental to analyse other cases with analogous problems and thus force the mind to make similar and contradictional relationships, to generate new information and images that will be etched in the designer's mind. This paper examines how the personal directory and reference images can assist in generating new ideas during the creative process, indicating that it is possible to include methods that use these elements. The application of the same concepts helps in projects resolution and also find bolder and creative solutions, escaping from old and conventional ideas. You can develop a design methodology that encourages increased personal repertoire by stimulating life experiences and interest in the general culture through travel and study. This happens because during the creative process memory engages with the imagination, promoting relations of similarity and association of ideas. en
dc.format.extent 149 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura pt_BR
dc.subject.classification Criatividade pt_BR
dc.subject.classification Criação (literária, artística, etc) pt_BR
dc.subject.classification Desenho (Projetos) pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura de interiores pt_BR
dc.subject.classification Artistas e arquitetos pt_BR
dc.title A ideia no processo criativo: uma aplicação no projeto de interiores pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
313387.pdf 4.632Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar