O ensino de infografia nos cursos de jornalismo das Universidades do Brasil e da Espanha

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de infografia nos cursos de jornalismo das Universidades do Brasil e da Espanha

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Teixeira, Tattiana pt_BR
dc.contributor.author Alves, Rafael Martins pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T19:04:04Z
dc.date.available 2013-06-25T19:04:04Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 314908 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100425
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract A consolidação do uso da infografia nos meios de comunicação contrasta com as raras inclusões de disciplinas sobre infografia nas universidades. O Brasil e, principalmente, a Espanha, são duas referências mundiais na produção de infográficos. Esta pesquisa tem como objetivo principal averiguar a situação atual do ensino da infografia como produto jornalístico nas universidades nos dois países. Foi utilizado o estudo de casos múltiplos como metodologia de pesquisa, o que incluiu uma análise bibliográfica sobre o assunto, utilizando principalmente autores como Cairo, Valero Sancho, Teixeira e Frölich e Holtz-Bacha, análise de documentos, como os currículos dos principais cursos de jornalismo e planos de ensino de disciplinas de infografia, observação direta e participante e entrevistas com professores e profissionais que trabalham na produção da infografia jornalística com o intuito de saber como a academia pode contribuir para o ensino deste subgênero jornalístico e para a formação desse profissional. A pesquisa também irá abordar os principais conhecimentos que um infografista deve possuir e a presença destes conhecimentos nos cursos de jornalismo, além de propor diretrizes para um modelo de plano de ensino para uma disciplina de infografia.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Infographics have been used systematically and regularly on both print and online media, which contrasts with the lack of attention that universities give to this subject. Brazil and, mainly, Spain are two global references on infographics. However, a small percentage of journalism courses on those countries provide infographics as a subject on their curriculum. This research aims to investigate the teaching of infographics as a journalistic product on Brazilian and Spanish journalism courses. The multiple case study was chosen as the methodology, in which we explored the existing bibliography from authors such as Cairo, Valero Sancho, Teixeira and Frölich and Holtz-Bacha, analyised the main journalism courses curriculums and interviewed infographics professors and professionals in order to discover how academy can contribute on the teaching of this journalistic product and on the formation of those professionals. We also used the direct and participant observation in infographic classes in UFSC. This dissertation will also discuss the main knowledge related to that area, such as graphic design, cartography, statistics and animation and their inclusion in the journalism courses. It will also provide, based on the research, guidelines for an infographics teaching plan model. en
dc.format.extent 220 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Infografia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Design pt_BR
dc.title O ensino de infografia nos cursos de jornalismo das Universidades do Brasil e da Espanha pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
314908.pdf 4.886Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar