O perfil dos adolescentes/jovens reiterantes no sistema socioeducativo via plantão de atendimento inicial de Florianópolis/SC.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O perfil dos adolescentes/jovens reiterantes no sistema socioeducativo via plantão de atendimento inicial de Florianópolis/SC.

Mostrar registro completo

Título: O perfil dos adolescentes/jovens reiterantes no sistema socioeducativo via plantão de atendimento inicial de Florianópolis/SC.
Autor: Souza, Raquel Lopes de Medeiros
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a discussão em torno da reiteração de adolescentes/jovens no cometimento de ato infracional, buscando compreender a gama dos possíveis fatores sociais que contribuem para tal. Portanto, trata-se de uma pesquisa quantitativa que optou por privilegiar o levantamento de dados através da análise documental investigativa, mediante fontes secundárias, das quais foi analisado um total de 592 Fichas de Identificação dos adolescentes/jovens ingressos no Sistema Socioeducativo em Florianópolis/SC via Plantão de Atendimento Inicial – PAI, nos anos de 2008 a 2012. Das Fichas de Identificação dos ingressos optou-se por analisar os quesitos que compreendem as seguintes informações: idade, escolaridade, local de residência, com quem residia no momento da apreensão, ato infracional cometido, entradas e saídas por meses e anos, medidas recebidas, encaminhamentos e comarca que originou o processo. Verificou-se, com este estudo, que este fenômeno se faz presente majoritariamente na vida dos adolescentes/jovens do sexo masculino, uma vez que do universo pesquisado, composto por 592 adolescentes/jovens, teve-se como reiterantes 72, dos quais 68 eram do sexo masculino e 04 do sexo feminino. Observou-se que a baixa escolaridade é comum na maioria dos sujeitos que compõem o universo desta pesquisa e que, quando da sua inserção no Sistema Socioeducativo, estes se encontravam em situação de evadidos das respectivas instituições de ensino. Com essa sistematização dos dados levantados, buscou-se montar um perfil aproximado destes adolescentes/jovens que compõem o universo reiterante do PAI.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100105
Data: 2012-08-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC Serviço Social1.pdf 1.749Mb PDF Visualizar/Abrir PDF

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar