<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><rss xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/" version="2.0">
<channel>
<title>Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Apresentações)</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257542</link>
<description/>
<pubDate>Mon, 11 May 2026 21:39:41 GMT</pubDate>
<dc:date>2026-05-11T21:39:41Z</dc:date>
<item>
<title>Mulheres e Meninas na Ciência</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259555</link>
<description>Mulheres e Meninas na Ciência
Xavier, Júlia Tavares
O cenário para as mulheres e meninas nas ciências construírem uma carreira em STEM (Science, Technology, Engineering and Matehmatics) é permeado por desafios e obstáculos. Ainda na infância, as meninas são desestimuladas à se interessarem por ciências por conta de crenças negativas sobre suas capacidades e expectativas compartilhadas entre amigos e familiares, e também em sala de aula. Projetos, atividades científicas e materiais didáticos e de divulgação científica que evidenciam a representação de meninas e mulheres e incentivem a participação delas nestes espaços são essenciais para problematizar estereótipos e combater preconceitos. Neste projeto de pesquisa temos como objetivo estudar a trajetória da cientista Cecilia Payne, suas contribuições e desafios enfrentados durante sua trajetória e obstáculos para ascensão da carreira por meio da produção de um livro sobre meninas e mulheres na ciência. Para tanto, entre os meses de setembro de 2023 a agosto de 2024, realizamos um estudo sobre narrativas históricas e o papel da divulgação científica para o público jovem, bem como uma revisão bibliográfica em materiais de literatura sobre histórias de mulheres cientistas. A partir disso construímos um texto sobre a trajetória de uma jovem de nome Catarina que durante uma longa viagem, conhece uma estudante chamada Cecilia Payne prestes a viver um grande acontecimento em sua vida que pode mudar seu destino para sempre.
</description>
<pubDate>Mon, 01 Jan 2024 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259555</guid>
<dc:date>2024-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Projetos LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia voltadas à Inclusão Escolar</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259404</link>
<description>Projetos LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia voltadas à Inclusão Escolar
Góes, Maria Eduarda Lins
Neste vídeo, apresentamos os resultados obtidos na pesquisa onde exploramos a modelagem e impressão 3D como recuso de Tecnologia Assistiva no Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia- LABTAE. Ainda discutimos alguns conceitos, tais como Desenho Universal para Aprendizagem  - DUA, Tecnologia Assistiva e impressão 3D mostramos exemplos de modelagem e impressão 3D,  metas cumpridas e finalizamos algumas referências bibliográficas utilizadas.
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.&#13;
Universidade Federal de Santa Catarina.&#13;
CED&#13;
Colégio de Aplicação
</description>
<pubDate>Sun, 08 Sep 2024 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259404</guid>
<dc:date>2024-09-08T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>LABTAE CA/UFSC: tecnologia assistiva e ergonomia para inclusão no contexto escolar</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259298</link>
<description>LABTAE CA/UFSC: tecnologia assistiva e ergonomia para inclusão no contexto escolar
Machado, Oliet May
Este relatório descreve o projeto “LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e&#13;
Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar”, que, neste momento, teve como objetivo&#13;
programar placas de Arduino para a finalização dos protótipos de carrinhos automatizados,&#13;
pensados de forma acessível, educativa e ergonômica. Temos como finalidade fornecer uma&#13;
experiência de programação interativa e inclusiva para participantes com diferentes tipos de&#13;
conhecimentos, realidades e vivências, por meio de Tecnologia Assistiva (TA), pensando em&#13;
criar ferramentas que incluam e também facilitem a vivência escolar de pessoas com&#13;
deficiência (PCDs). A metodologia utilizada perpassa a pesquisa bibliográfica, com enfoque&#13;
no que será produzido, além de pesquisa documental sobre projetos já realizados e efetivados&#13;
com o público-alvo do projeto, pensando também no estudo a respeito da impressão em 3D -&#13;
que será utilizada na produção do recurso de Tecnologia Assistiva (TA). Este documento&#13;
conta as etapas do processo de planejamento e execução da programação da placa de Arduino,&#13;
envolvendo diferentes participantes do LABTAE (Laboratório de Tecnologia Assistiva e&#13;
Ergonomia) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Seminário de Iniciação Cintífica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Colégio de Aplicação. Centro de Ciências da Educação.
</description>
<pubDate>Sun, 08 Sep 2024 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259298</guid>
<dc:date>2024-09-08T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Projetos LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia voltadas à Inclusão Escolar</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259279</link>
<description>Projetos LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia voltadas à Inclusão Escolar
Fernandes, Vitória Felipe
Neste vídeo, apresentamos os resultados obtidos na pesquisa onde identificamos os recursos de Tecnologia assistiva disponíveis no Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia- LABTAE. Ainda discutimos alguns conceitos, tais como Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para Aprendizagem  - DUA,  mostramos exemplos de recursos Tecnologias Assistivas,  metas cumpridas e, por fim, algumas referências bibliográficas.
</description>
<pubDate>Sun, 08 Sep 2024 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259279</guid>
<dc:date>2024-09-08T00:00:00Z</dc:date>
</item>
</channel>
</rss>
