<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><rss xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/" version="2.0">
<channel>
<title>Curitibanos - Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas (ABF)</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249401</link>
<description/>
<pubDate>Mon, 01 Jun 2026 00:26:06 GMT</pubDate>
<dc:date>2026-06-01T00:26:06Z</dc:date>
<item>
<title>Avalição do potencial antidiabético de extratos de Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze (araucária) em modelo de toxicidade induzida pela glicose em Caenorhabditis elegans</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251108</link>
<description>Avalição do potencial antidiabético de extratos de Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze (araucária) em modelo de toxicidade induzida pela glicose em Caenorhabditis elegans
Adão, Gabrielle Alice
O Diabetes mellitus (DM) se caracteriza por um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia. Entre os fatores envolvidos na sua fisiopatologia, estão o aumento da gordura visceral, a inflamação e o estresse oxidativo. Nesse sentido, estudos têm encontrado nas plantas, grande potencial dietético e farmacológico para a prevenção e tratamento do diabetes. A Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze (araucária) é uma espécie vegetal do Sul e Sudeste do Brasil, sendo Santa Catarina o segundo estado com maior inserção dessa espécie. Porém, as suas reservas naturais atualmente estão limitadas a valores estimados entre 2 a 4% da sua área original, sendo que até 2070 prevê-se o fim da espécie caso nenhuma estratégia de conservação seja aplicada. Portanto, estudos que avaliem o seu potencial biológico são importantes e necessários para promover a sua valorização e conservação. Este estudo teve por objetivo caracterizar o perfil de compostos fenólicos, avaliar o potencial antidiabético in vitro e a toxicidade no nematódeo Caenorhabditis elegans de extratos de brácteas e sementes da araucária. A análise do perfil cromatográfico revelou que a catequina, seguido da epicatequina foram os compostos majoritários dos extratos das brácteas de araucária. No geral, o extrato aceto-etílico das brácteas (BAE) apresentou maior teor dos compostos fenólicos identificados em relação aos extratos hidroalcóolicos (BHA96 e BHA70) das brácteas. Os extratos das sementes apresentaram níveis de compostos fenólicos abaixo do limite de detecção (LOD) do método. Dois extratos de brácteas apresentaram atividade anti-hiperglicêmica in vitro por inibirem a enzima α-amilase pancreática, como o extrato hidroalcóolico obtido por extração exaustiva (BEE) e o aceto-etílico obtido por extração em Sohxlet (BAE). Até o momento, apenas o extrato BHA70 teve a sua toxicidade avaliada em C. elegans. Esses resultados revelaram que o BHA70 não afetou a sobrevivência, a reprodução e nem a longevidade de C. elegans. Os dados do estudo em conjunto, indicam que os extratos de brácteas de araucária são bons prospectos para futuros estudos pré-clínicos e clínicos de avaliação da bioatividade da araucária, em especial, do potencial antidiabético.
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Rurais. Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas
</description>
<pubDate>Sun, 10 Sep 2023 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251108</guid>
<dc:date>2023-09-10T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Preenchimento de falhas em dados meteorológicos com uso de inteligência artificial</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250817</link>
<description>Preenchimento de falhas em dados meteorológicos com uso de inteligência artificial
Simões, Rubens Moreno
Os dados meteorológicos são muito importantes pois servem de base para a tomadas de decisões em vários setores da sociedade. As séries históricas estão sujeitas a falhas de preenchimento devido a diversos fatores e, por isso, se faz necessário o preenchimento dessas lacunas O objetivo deste trabalho é efetuar o preenchimento de falhas em dados meteorológicos para a região do planalto serrano catarinense por meio de algoritmos de inteligência artificial. Dados de estações meteorológicas foram obtidos junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Três estações meteorológicas vizinhas foram utilizadas para preenchimento das falhas na estação base, desde que atendam a alguns critérios: estejam num raio máximo de 150 quilômetros de distância; cubram um período de no mínimo 10 anos de coleta de dados e esteja em local com semelhanças geográficas quando comparadas com a estação base. Os algoritmos de inteligência artificial estudados no preenchimento de falhas foram o Random Forest e o K-nearest Neighbors. Também foi ajustado o modelo de Regressão Linear Múltipla. A qualidade do ajuste foi calculada pela raiz do erro médio quadrático (REMQ).  A utilização do script em R permitiu facilidade e rapidez na organização dos dados meteorológicos das estações. Todos os modelos estudados foram capazes de fazer boas previsões da variável ET0. O modelo K-nearest neighbors foi aquele que apresentou as melhores estimativas.
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.&#13;
Universidade Federal de Santa Catarina.&#13;
Centro de Ciências Rurais&#13;
Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas
</description>
<pubDate>Sun, 01 Jan 2023 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250817</guid>
<dc:date>2023-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Cascalho da camada do pré-sal pode ser usado para a produção de adubo organomineral?</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250791</link>
<description>Cascalho da camada do pré-sal pode ser usado para a produção de adubo organomineral?
Kinupp, Thomas Melquíades
A elevada demanda energética no Brasil reforça cada vez mais a industria petrolífera&#13;
como base nacional, resultando em uma constante elevação na quantidade de rejeitos.&#13;
Dentre os resíduos oriundos da exploração, destaca-se o cascalho de perfuração no&#13;
cenário de poluição ambiental. Aumentando a pressão externa sob o avanço de&#13;
perfuração da PETROBRAS, surge a necessidade de suprimir o potencial&#13;
contaminante e compreender a funcionalidade potencial que o cascalho possui nas&#13;
propriedades químicas e físicas do solo, agindo como adubo organomineral na&#13;
fertilidade do solo. Este projeto PIBIC faz parte de um projeto maior, desenvolvido&#13;
em cooperação entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e&#13;
UFSC, e financiado pela PETROBRÁS, que vem sendo desenvolvido desde 2019. O&#13;
objetivo do projeto é estudar a viabilidade do uso conjunto de cascalho de perfuração&#13;
de poços de petróleo e de fontes de matéria orgânica na produção de adubo&#13;
organomineral para a recuperação de áreas degradadas, na produção de oleaginosas,&#13;
recomposição de faixa de dutos (espécie herbácea) e reflorestamento. Realizando a&#13;
avaliação ecotoxicológica do cascalho de perfuração, após tratamentos, seguindo as&#13;
normas ABNT e ISO, para a macro e mesofauna do solo, (colêmbolos e minhocas),&#13;
avaliando efeitos agudos (comportamento de fuga) e efeitos crônicos (reprodução).&#13;
Com o seguimento dos ensaios, constatou-se fuga dos organismos de misturas com o&#13;
cascalho do pré-sal, tanto para o teste de fuga das minhocas, a partir de 1% de&#13;
concentração, quanto para os colêmbolos, a partir de 0,25% em ambos ensaios,&#13;
apresentando efeitos negativos que reforçam a necessidade de um maior entendimento&#13;
das proporções a serem usadas, sendo elas baseadas nas concentrações de Na do&#13;
cascalho e em diferentes proporções de cascalho
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias da UFSC Campus Curitibanos. Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas (ABF)
</description>
<pubDate>Fri, 10 Nov 2023 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250791</guid>
<dc:date>2023-11-10T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Ensaio com membrana corioalantóide de galinha: modelo robusto para avaliação antitumoral e angiogênese</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250700</link>
<description>Ensaio com membrana corioalantóide de galinha: modelo robusto para avaliação antitumoral e angiogênese
Pertille, Estéfhani Jordana
O câncer é uma das principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo, representando um grave problema de saúde pública. A quimioterapia é o tratamento de eleição para o câncer na maior parte dos casos, mas apresenta diversos desafios por sua atuação inespecífica sobre células do organismo, entre eles resistência tumoral, efeitos adversos aos pacientes e ineficácia em muitos casos. Por isso, nos últimos anos a busca por alternativas mais eficazes e menos tóxicas no tratamento do câncer tem sido área de pesquisa ativa na área da oncologia. Nesse sentido a membrana corioalantoide (CAM) de galinha tem sido amplamente utilizada em com um modelo in vivo acessível, simples e de baixo custo para estudar a angiogênese, o desenvolvimento e metástase tumoral. Possibilitando também, testar a eficácia de novos tratamentos contra o câncer. &#13;
Este projeto propõe a padronização de ensaios com CAM de galinha para desenvolvimento tumoral e avaliação de angiogênese. Associado a isto, propõe-se a avaliação de extratos vegetais com possível atividade antitumoral e anti-angiogênica. São propostos o estudo de extratos de duas espécies regionais importantes como a Araucaria angustifolia e a Eugenia involucrata que já demonstraram atividade antitumoral in vitro. Espera-se com este projeto, desenvolver um modelo de ensaio com CAM que possibilite essas e outras aplicações futuras de pesquisa cientifica.
</description>
<pubDate>Fri, 01 Sep 2023 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250700</guid>
<dc:date>2023-09-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
</channel>
</rss>
