<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><rss xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/" version="2.0">
<channel>
<title>Departamento de Filosofia</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238242</link>
<description/>
<pubDate>Tue, 26 May 2026 13:32:50 GMT</pubDate>
<dc:date>2026-05-26T13:32:50Z</dc:date>
<item>
<title>Fundamentos filosóficos da neurobioética: neurobioética e Covid-19</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239665</link>
<description>Fundamentos filosóficos da neurobioética: neurobioética e Covid-19
Kuznier, Maria Eduarda Ramos
O objetivo do projeto é utilizar o principal referencial normativo da bioética especial, o principialismo de Beauchamp e Childress, para analisar algumas questões relacionadas à pandemia Covid-19 e seus desdobramentos acerca das vacinas imunizadoras, especificamente nos contextos em que ocorrem hesitação e recusa vacinal,  é neste quadro que o princípio de respeito pela autonomia é aplicado. Com isso, imperam as seguintes questões: quais são os fatores que influenciam os atos de hesitação e recusa vacinal?  Em circunstâncias que envolvem saúde pública, os interesses coletivos devem ser priorizados antes dos individuais? Em que circunstâncias isso é moralmente justificável? A análise também se estende para o fenômeno de infodemia, que abarca as fake news sobre a pandemia e suas consequências. Metodologia: A análise é teórica e de natureza filosófica,  tendo como principal meio a leitura e estudo da bibliografia selecionada, a partir de fichamento de livros e artigos. Resultados: o princípio de respeito pela autonomia aplicado na presente análise, não deve ser concebido como princípio primeiro ou prioritário, principalmente nos contextos que envolvem questões de saúde pública; nessas circunstâncias, a autonomia acaba sendo limitada em certos aspectos perante as demandas coletivas. A questão da vacinação torna-se um exemplo disso, em que a vacinação coletiva é necessária para que a pandemia se finde, para tanto, é necessária a adesão individual à vacina. Inclusive, as condições epistêmicas da pandemia, as notícias falsas e tendenciosas, configuram-se como um risco à autonomia das pessoas, pois a condição de entendimento não está satisfeita, logo não há como realizar um ato substancialmente autônomo, inclusive quando ocorre recusa vacinal em contextos que emergiram grandes repercussões de notícias falsas. Além disso, não é moralmente justificável recusar a vacina diante das demandas de saúde pública que justamente visam e promovem o bem comum.
</description>
<pubDate>Sat, 17 Sep 2022 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239665</guid>
<dc:date>2022-09-17T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Ética Global e Mudança Climática</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239636</link>
<description>Ética Global e Mudança Climática
Dunker, Priscila Thibes
O presente relatório foi realizado através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) na Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação e supervisão da Professora Drª Milene Consenso Tonetto. O objetivo principal é apresentar uma síntese das discussões a respeito das mudanças climáticas, suas consequências e os dilemas que dificultam o agir moral. Devido aos aspectos global, intergeracional e teórico nos faltam respostas eficazes para solucionar o problema. Além disso, como a ética climática é antropocêntrica, ou seja, centrada no bem-estar dos animais humanos, nós acabamos atribuindo danos e prejuízos à indivíduos de outras espécies que sequer fazem parte do que constituímos como ‘estatuto moral’. Portanto, devemos repensar sobre a racionalidade que guia as nossas ações e que permite que os indivíduos ajam em conformidade com seus próprios interesses sem pensar no bem-estar comum. A partir disso, apresento os dilemas morais, as soluções e objeções propostas pelos pensadores da ética climática.
</description>
<pubDate>Fri, 16 Sep 2022 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239636</guid>
<dc:date>2022-09-16T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Filosofia através da ficção: uma análise do cognitivismo crítico e da teoria narrativa de Paul Ricoeur em o Tempo e o Vento</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239482</link>
<description>Filosofia através da ficção: uma análise do cognitivismo crítico e da teoria narrativa de Paul Ricoeur em o Tempo e o Vento
Kraemer, Cristian Santiago
Este trabalho tem como objetivo fornecer uma resposta positiva para a problemática a respeito da possibilidade de obtermos conhecimento sobre o mundo empírico, através de obras de ficção. Apresentamos uma defesa da tese do cognitivismo crítico, proposta por John Gibson, segundo o qual é possível ter ganhos cognitivos a partir da interpretação de obras ficcionais em um contexto externo a elas, bem como a perspectiva de Catherine Elgin, na qual a ficção pode ser tomada como um experimento mental que exemplifica e nos fornece acesso epistêmico a certos aspectos normativos, psicológicos e metafísicos do mundo empírico. Nossa proposta é mostrar que essas narrativas ficcionais propiciam, com relativa independência do meio acadêmico, discussões caras à filosofia. Por fim, realizamos uma análise crítica do romance O Tempo e o Vento de Érico Verrísimo, buscando demonstrar que, tanto os elementos propriamente ficcionais quanto os elementos históricos envolvidos no romance podem ser utilizados como experimento mental na tarefa de decifrar e exemplificar os elementos presentes na narrativa ricoueriana.
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas Filosofia
</description>
<pubDate>Wed, 14 Sep 2022 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239482</guid>
<dc:date>2022-09-14T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>A natureza das teorias científicas: uma investigação lógico-filosófica</title>
<link>https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239384</link>
<description>A natureza das teorias científicas: uma investigação lógico-filosófica
Barczyszyn, Júlio Cândido Veloso
Neste projeto de iniciação científica, tivemos como objetivo mapear a literatura dos debates sobre teorias científicas e sobre sintaxe-semântica e, além disso, demonstrar uma dualidade formal entre sintaxe e semântica no contexto de teorias proposicionais: a Dualidade de Stone.
Vídeo para o SIC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia.
</description>
<pubDate>Wed, 14 Sep 2022 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239384</guid>
<dc:date>2022-09-14T00:00:00Z</dc:date>
</item>
</channel>
</rss>
